Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar a Taquicardia

Para controlar rapidamente a taquicardia, que pode ser acompanhada de cansaço e falta de ar, é aconselhado respirar fundo por 3 a 5 minutos ou colocar água fria no rosto, para acalmar.

No entanto, para normalizar o batimento cardíaco acelerado, acompanhado de mal-estar e sensação de desmaio é importante deitar e chamar uma ambulância ligando para 192, especialmente quando a taquicardia acontece em repouso, como durante o sono, por exemplo.

Confira qual a frequência cardíaca que é considerada normal em cada idade.

Como controlar a Taquicardia

O que fazer para normalizar a frequência cardíaca

Algumas técnicas que podem ajudar a normalizar os batimentos cardíacos são:

  1. Ficar em pé e dobrar o tronco em direção às pernas;
  2. Tossir com força 5 vezes;
  3. Assoprar soltando o ar lentamente com a boca semi-fechada 5 vezes;
  4. Respirar fundo, inspirando pelo nariz e deitando o ar pela boca lentamente 5 vezes;
  5. Fazer contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta e olhando para cima.

Mesmo quando a taquicardia é emocional sendo causada por ansiedade, medo, susto ou estresse estas técnicas podem ajudar. Veja os outros sintomas que podem indicar estresse físico e emocional.

Após utilizar estas técnicas, os sintomas de taquicardia, como sensação de peso no peito, palpitações, respiração rápida e fraqueza vão começar a diminuir, acabando por desaparecer após alguns minutos. Nestes casos, mesmo que a taquicardia esteja controlada é importante evitar alimentos ou bebidas que aumentem a frequência cardíaca, como chocolate, café ou bebidas energéticas, como Red Bull, por exemplo.

Caso a taquicardia dura mais de 30 minutos é recomendado ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios diretamente na veia.

Remédios para controlar a taquicardia

Os medicamentos para controlar a taquicardia, como Amiodarona ou Flecainida, normalmente são utilizados quando se tem uma doença que provoca taquicardia sinusal e, por isso, só devem ser tomados sob orientação de um cardiologista.

No entanto, alguns remédios ansiolíticos, como o Xanax ou o Diazepam, podem ajudar a controlar a taquicardia, especialmente quando é provocada por situações de excesso de estresse. Normalmente, estes medicamentos são receitados pelo médico como SOS, especialmente em pessoas que têm ansiedade.

Quando ir ao médico

É recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o cardiologista quando a taquicardia:

  • Demora mais de 30 minutos para desaparecer;
  • Há sintomas como dor no peito que irradia para o braço esquerdo, dor de cabeça ou falta de ar;
  • Surge mais de 2 vezes por semana.

Nestes casos, geralmente são feitos exames como eletrocardiograma para identificar a causa da taquicardia e o cardiologista orienta o tratamento adequado.

Veja mais detalhes em: Veja quais as consequências e como se livrar do estresse

Mais sobre este assunto:


Carregando
...