Como saber se é aborto ou menstruação?

“Olá! Até ontem achava que estava grávida, pois minha menstruação atrasou por 2 semanas, o que geralmente não é normal. Mas acabou que tive ontem um sangramento e agora estou com medo. Será que tive um aborto ou foi a menstruação atrasada, que acabou chegando?”

Mulheres que acham que podem estar grávidas, mas que sofreram um sangramento vaginal, podem ter muita dificuldade em identificar se esse sangramento é apenas uma menstruação atrasada ou se, de fato, é um aborto espontâneo. Isso é especialmente verdade quando o sangramento acontece em até 4 semanas após a data provável da menstruação.

As principais diferenças que podem ajudar a identificar se é um aborto espontâneo ou se uma menstruação atrasada, são:

Menstruação atrasada Aborto espontâneo
Cor Sangramento ligeiramente marrom avermelhado, semelhante às menstruações anteriores. Sangramento ligeiramente marrom, que passa para rosa ou vermelho vivo. Pode ainda ter cheiro fétido.
Quantidade Pode ser absorvida pelo absorvente ou tampão. Difícil de conter no absorvente, sujando a calcinha e a roupa.
Presença de coágulos Podem surgir pequenos coágulos no absorvente. Liberação de coágulos maiores e tecido cinza. Em alguns casos pode ser possível identificar o saco amniótico.
Dor e cãibras Dor e cãibras toleráveis na região do abdômen, coxas e costas, que melhoram com a menstruação. Dor muito intensa que surge repentinamente, seguida de sangramento abundante.
Febre É um sintoma raro de menstruação. Pode surgir em vários casos de aborto, devido à inflamação do útero.

No entanto, esta é uma diferenciação muito difícil fazer em casa sozinha. Por isso, é recomendado consultar um ginecologista para realizar uma avaliação mais detalhada. O médico pode ainda pedir alguns exames, como dosagem de beta-hCG ou ultrassom transvaginal, para identificar a causa e confirmar a possibilidade de gravidez.

Se junto com o sangramento surgir dor abdominal muito forte, cansaço ou tonturas, por exemplo, é aconselhado ir imediatamente ao hospital.

Nossa recomendação
Consulte um Ginecologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
88% dos leitores acham este conteúdo útil (17 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.