Como distinguir sangramento de menstruação?

“Sempre tive uma dúvida que me deixa um pouco preocupada. Como eu consigo distinguir se estou tendo um sangramento vaginal ou se é a menstruação? Você pode me ajudar?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Para perceber a diferença entre sangramento vaginal e menstruação você deve observar o dia que ocorre o sangramento, sua duração e o aspecto do fluxo.

Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual. Por isso, se sangramento acontecer perto da data da menstruação, é provável que seja a menstruação.

A duração da menstruação geralmente varia em média de 3 a 7 dias. O número de dias que a mulher fica menstruada costuma ser o mesmo nos diferentes ciclos menstruais. Já outros tipos de sangramento podem apresentar uma grande variação na sua duração.

Observe também a aparência e consistência do sangue, pois cada mulher tem o fluxo menstrual com um determinado aspecto e o sangramento tende a ser diferente do fluxo menstrual.

De qualquer forma, se está com dúvidas e acha que pode estar tendo um sangramento vaginal, o ideal é que consulte um ginecologista. Esse é o especialista mais indicado para fazer uma avaliação detalhada e identificar se existe algum problema que precisa de tratamento.

27% dos leitores acham este conteúdo útil (11 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.