Beta hCG quantitativo: o que é e como entender o resultado

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
janeiro 2022

O melhor teste para confirmar uma possível gravidez é o exame de sangue, já que permite detectar pequenas quantidades do hormônio hCG, que é produzido apenas durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta hCG são maiores que 5,0 mlU/ml.

É recomendado que este exame seja feito apenas depois de 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual, para garantir um resultado mais fiável. O exame beta hCG também pode ser realizado antes do atraso, mas, nesse caso, há maior chance de ser um resultado falso-negativo.

Para realizar o exame não é necessária prescrição médica ou realização de jejum e o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório. Se já fez o exame de beta hCG introduza o seu valor para saber se pode estar grávida e, se sim, de quantas semanas:

mlU/ml
Erro

O que é hCG?

hCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença. Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez, já que a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a presença desse hormônio na urina, que é detectado por meio do teste de gravidez de farmácia.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta hCG é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Como entender o resultado

O resultado do exame de beta hCG varia de acordo se a mulher está grávida, ou não, e as semanas de gestação:

Idade GestacionalQuantidade de Beta hCG no exame de sangue
Não está grávida - NegativoInferior a 5 mlU/ml
3 semanas de gestação5 a 50 mlU/ml
4 semanas de gestação5 a 426 mlU/ml
5 semanas de gestação18 a 7.340 mlU/ml
6 semanas de gestação1.080 a 56.500 mlU/ml
7 a 8 semanas de gestação

7.650 a 229.000 mlU/ml

9 a 12 semanas de gestação25.700 a 288.000 mlU/ml
13 a 16 semanas de gestação13.300 a 254.000 mlU/ml
17 a 24 semanas de gestação4.060 a 165.500 mlU/ml
25 a 40 semanas de gestação3.640 a 117.000 mlU/ml

É recomendado que o exame seja realizado após, pelo menos, 10 dias de atraso menstrual, para evitar um falso resultado. Isso porque após a fecundação, que acontece nas trompas, o óvulo fecundado pode demorar vários dias para chegar até o útero. Dessa forma, os valores de beta hCG podem demorar até 6 dias da fecundação para começarem a aumentar.

Caso o exame seja realizado antes é possível que seja informado um resultado falso-negativo, ou seja, a mulher pode estar grávida mas isso não ser informado no exame, pois é provável que o organismo não tenha conseguido produzir o hormônio hCG em concentrações suficientes para ser detectável e indicativo de gravidez.

Como saber se está grávida de gêmeos

Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.

A mulher pode suspeitar de que está grávida de gêmeos quando ela consegue saber aproximadamente em que semana ela engravidou, e comparar com a tabela acima para verificar a quantidade de beta hCG correspondente. Se os números não baterem certo, possivelmente ela estará grávida de mais de 1 bebê, mas isso só pode ser confirmado através da ultrassonografia.

Veja que exame de sangue fazer para saber o sexo do bebê antes da ultrassom.

Outros resultados do exame

Os resultados de beta hCG também podem indicar problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.

Estes problemas normalmente podem ser identificados quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para a idade gestacional da gravidez, sendo necessário procurar o obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.

Diferença entre beta hCG quantitativo e qualitativo

Como o próprio nome diz, o exame de beta hCG quantitativo indica a quantidade hormônio presente no sangue. Esse exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. A partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, a depender da concentração, indicar a semana de gestação.

O exame beta hCG qualitativo é o teste de gravidez de farmácia que só indica se a mulher está grávida ou não, não sendo informada a concentração de hormônio no sangue e sendo indicado pelo ginecologista a realização de exame de sangue para confirmação da gravidez. Entenda quando o teste de gravidez pode dar resultados falso positivos.

O que fazer após confirmar a gravidez

Após confirmar a gravidez com o exame de sangue, é importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.

Saiba quais são os exames mais importantes para se fazer durante o primeiro trimestre da gravidez.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em janeiro de 2020.

Bibliografia

  • GABBE, Steve G. et al.. Obstetrícia: gravidez normal e patológica. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 18.
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. hCG (Human Chorionic Gonadotropin): The Pregnancy Hormone. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/while-pregnant/hcg-levels/>. Acesso em 27 nov 2019
Mostrar bibliografia completa
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 3592.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.