A recuperação pós-operatória da cirurgia de hérnia inguinal é rápida. A maioria dos pacientes fica internada no hospital de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, em uma ou duas semanas, desde que não necessitem erguer muito peso.
Não há restrição de dieta. Contudo, nos primeiros dias, é normal apresentar algumas náuseas e até vômitos, devido aos medicamentos e anestésicos recebidos. Esses sintomas geralmente desaparecem em 1 ou 2 dias, após o organismo eliminar os medicamentos recebidos no hospital. Se as náuseas e vômitos persistirem após este período, deve-se procurar um médico.
Os cortes são fechados com pontos, mas é comum haver alguma dor e até hematomas devidos às incisões. Entretanto, se o corte apresentar sinais e sintomas de infecção, como vermelhidão, dor muito intensa, inchaço, aumento da temperatura local e/ou presença de pus com cheiro forte, o médico deve ser contactado.
Deve-se evitar ficar muito tempo deitado ou sentado, sendo recomendado andar várias vezes ao dia, mas sem pegar pesos. Deve-se evitar erguer peso até aproximadamente três meses após a cirurgia. Após esse período, na maioria dos casos, não há mais limitações para erguer peso.