Como é a recuperação da cirurgia de hérnia inguinal?

“Tenho uma hérnia inguinal e o médico me falou que posso precisar fazer cirurgia. Tenho algum receio pois nunca fiz nenhuma cirurgia antes. Como é o processo de recuperação?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Cirurgião perto de você

A recuperação pós-operatória da cirurgia de hérnia inguinal é rápida. A maioria dos pacientes fica internada no hospital de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, em uma ou duas semanas, desde que não necessitem erguer muito peso.

Não há restrição de dieta. Contudo, nos primeiros dias, é normal apresentar algumas náuseas e até vômitos, devido aos medicamentos e anestésicos recebidos. Esses sintomas geralmente desaparecem em 1 ou 2 dias, após o organismo eliminar os medicamentos recebidos no hospital. Se as náuseas e vômitos persistirem após este período, deve-se procurar um médico.

Os cortes são fechados com pontos, mas é comum haver alguma dor e até hematomas devidos às incisões. Entretanto, se o corte apresentar sinais e sintomas de infecção, como vermelhidão, dor muito intensa, inchaço, aumento da temperatura local e/ou presença de pus com cheiro forte, o médico deve ser contactado.

Deve-se evitar ficar muito tempo deitado ou sentado, sendo recomendado andar várias vezes ao dia, mas sem pegar pesos. Deve-se evitar erguer peso até aproximadamente três meses após a cirurgia. Após esse período, na maioria dos casos, não há mais limitações para erguer peso.

Nossa recomendação
Uma vez que podem existir várias dúvidas diferentes sobre a cirurgia para tratar a hérnia inguinal, o ideal é consultar um médico cirurgião geral.
Qual médico consultar: Cirurgião
Marcar consulta
75% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Cirurgião perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.