Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é hérnia de hiato e qual o melhor tratamento

A hérnia de hiato corresponde a uma pequena estrutura que se forma quando uma porção do estômago passa por meio de um orifício chamado de hiato, que é encontrado no diafragma e, normalmente, só deve permitir a passagem do esôfago. Entenda o que é uma hérnia e porque se forma.

As causas da formação da hérnia de hiato ainda não são muito bem esclarecidas, porém a obesidade e o excesso de atividades físicas podem favorecer o surgimento dessa hérnia. Na presença desse tipo de hérnia, o estômago não se encontra fechado por completo, facilitando o retorno do conteúdo ácido para o interior do esôfago e levando à ocorrência do refluxo gastroesofágico e da sensação de queimação na garganta.

O diagnóstico de hérnia de hiato pode ser feito pelo médico após observação de sintomas de refluxo, embora a única forma de confirmar a existência da hérnia seja fazendo uma endoscopia ou uma tomografia computadorizada, por exemplo.

O que é hérnia de hiato e qual o melhor tratamento

Sintomas da hérnia de hiato

Os sintomas da hérnia de hiato costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições e tendem a desaparecer pouco tempo depois, sendo os principais sintomas:

  • Azia e queimação na garganta;
  • Dificuldade para engolir;
  • Tosse seca e irritativa;
  • Sabor amargo frequente;
  • Mau hálito;
  • Arrotos frequentes;
  • Sensação de digestão lenta;
  • Vontade de vomitar frequente.

Esses sintomas também podem ser indicativos de refluxo e, por isso, é comum que o refluxo gastroesofágico seja diagnosticado antes da hérnia de hiato. Saiba mais sobre os sintomas da hérnia de hiato.

Como é feito o tratamento

A melhor opção de tratamento para a hérnia de hiato é a perda de peso, sendo, na maioria das vezes, necessário adequar a dieta e evitar o consumo de alimentos com muita gordura ou muito condimentadas e ingerir bebidas alcoólicas. Estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos e podem piorar os sintomas da doença, devendo ser sempre evitados.

Além disso, é importante realizar refeições leves, com pouca quantidade e comer a cada 3 horas para tratar os incômodos causados, assim como evitar deitar-se logo após comer e não beber líquidos nas refeições. Aproveite para ver outros cuidados importantes que também ajudam a diminuir o incômodo.

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia para a hérnia de hiato é indicada apenas em casos mais graves e quando os cuidados com a alimentação não são suficientes para aliviar os sintomas causados pelo refluxo gastroesofágico ou quando há estrangulamento da hérnia, por exemplo. 

Esse tipo de cirurgia é feita através da laparoscopia, sob anestesia geral e a recuperação total leva cerca de 2 meses. Entenda como é feita a cirurgia para refluxo gastroesofágico.

Possíveis causas

A hérnia de hiato pode ser causada pelo excesso de atividade física que exija muita força, como o levantamento de peso, por exemplo, além disso, o excesso de peso, pancadas na barriga e tosse crônica também podem provocar a hérnia de hiato. Porém, na maioria dos casos, não é possível identificar o que levou a esta alteração.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...