Sim, a cefalexina pode ser usada para tratar uma infecção urinária quando a causa é bacteriana, pois é esse medicamento é um antibiótico que ajuda a eliminar as bactérias responsáveis pela infeção. Veja, de forma simples, em que situações a cefalexina costuma ser indicada.
Em geral, o médico escolhe a cefalexina quando suspeita ou confirma (através de algumas análises de laboratório) que a bactéria é sensível a esse antibiótico. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a idade e a gravidade da infecção, mas geralmente é de aproximadamente 7 a 14 dias.
Apesar de poder ser indicada para tratar uma infecção urinária, a cefalexina não deve ser usada por conta própria, pois seu uso incorreto aumenta as chances do tratamento falhar e aumenta o risco de resistência bacteriana, além de poder causar efeitos como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e urticária. O mais indicado é avaliar o caso com um urologista ou ginecologista, para confirmar o diagnóstico e definir o antibiótico mais correto a utilizar.