Barriga de grávida é dura ou mole?

“Estou nas primeiras semanas da gravidez e ainda não notei diferença na minha barriga. Barriga de grávida é dura ou mole?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Obstetra perto de você

A barriga de grávida é dura, dependendo do estágio de desenvolvimento do bebê, sua posição e presença de contrações uterinas, e a mulher normalmente pode sentir a barriga mais dura a partir de 12 a 16 semanas da gravidez.

Além disso, no 2º ou 3º trimestre da gestação, podem surgir contrações uterinas que fazem a barriga endurecer especialmente na parte da frente. Estas contrações normalmente são fracas, irregulares e breves, sendo conhecidas como contrações de Braxton-Hicks. 

Para saber se a gravidez está correndo bem e o desenvolvimento do bebê está adequado para o seu tempo de gestação, o ideal é consultar um obstetra e fazer o acompanhamento pré-natal de acordo com as suas orientações.

Com quanto tempo de gravidez a barriga começa a aparecer?

A barriga começa a ficar mais visível entre as 16 e 20 semanas de gestação. No entanto, mais próximo do nascimento, quando o bebê se encaixa na pelve para se preparar para o parto, a barriga pode descer e diminuir um pouco de tamanho.

Além disso, o crescimento da barriga na gravidez pode variar dependendo da quantidade de líquido amniótico produzido, tônus dos músculos abdominais, especialmente quando a mulher faz exercícios físicos, desenvolvimento do bebê e se a gravidez é única ou múltipla, por exemplo.

20% dos leitores acham este conteúdo útil (10 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Obstetra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.