Médico de coluna: qual especialista consultar?

novembro 2022

Os especialistas que podem ser consultados no caso de problemas na coluna são:

1. Ortopedista

O ortopedista é o médico mais indicado para identificar e tratar problemas na coluna, incluindo hérnias, bicos de papagaio, artrite, fraturas e alterações anatômicas, como cifose, lordose ou escoliose, por exemplo.

Este médico é especialista em todo o sistema musculoesquelético, o que significa que trata de sintomas relacionados com os ossos, músculos, articulações, nervos e ligamentos.

O ortopedista deve ser consultado quando existe dor frequente ou intensa nas costas, formigamento nos braços e pernas ou dificuldade de movimento.

2. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta também pode ser consultado no caso de problemas na coluna, especialmente quando estão relacionados aos músculos ou tendões, como acontece quando existem contraturas perto da coluna.

Embora este profissional não faça o diagnóstico e tratamento de problemas mais sérios, pode ajudar no alívio dos sintomas através de técnicas como alongamento, massagem, exercícios terapêuticos e uso de infravermelhos.

3. Clínico geral

Embora não seja um médico especialista em coluna, o clínico geral é capaz de fazer uma primeira avaliação dos sintomas, suspeitar de um diagnóstico e indicar o especialista mais adequado.

Enquanto se espera pela consulta com o especialista, o clínico geral também pode receitar o uso de medicamentos que ajudem no alívio da dor, por exemplo.

Quando marcar consulta

É recomendado marcar consulta com um médico de coluna quando existem sintomas como:

  • Dor intensa ou frequente nas costas;
  • Formigamento nos braços ou pernas;
  • Fraqueza nas pernas ou braços;
  • Dificuldade para movimentar o tronco, pernas ou braços;
  • Dificuldade para segura a urina.

Este sintomas podem indicar problemas sérios na coluna, por isso, devem ser sempre avaliados por um médico.

Além de avaliar os sintomas, o médico pode também pedir a realização de exames, como raio X ou ressonância magnética, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.