Marca de nascença: o que é, características, tipos e tratamento

Atualizado em abril 2024

A marca de nascença é uma característica da pele que é notada ao nascimento ou nos primeiros meses de vida, podendo ser identificada por sinais como manchas, pintas ou placas na pele e alteração da sua cor, textura e/ou pilificação.

Na maioria dos casos, a marca de nascença é causada apenas por uma predisposição genética, mas algumas vezes também pode estar associada a problemas como hemangioma, nevo melanocítico congênito ou neurofibromatose.

Em caso de suspeita de uma marca de nascença, é recomendado consultar um dermatologista. Especialmente caso exista risco de complicações, desenvolvimento de melanoma ou problemas de visão, o médico pode indicar o seu tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais características

As principais características de marcas de nascença são:

  • Manchas e/ou pintas na pele que são diferentes do restante do corpo;  
  • Elevação da pele no local de uma mancha ou pinta;
  • Alteração na cor e/ou textura da pele ou pelos em um ou mais locais específicos.

As marcas de nascença podem ter diferentes tamanhos, formatos ou cores, podendo ser vermelhas, brancas, pretas ou marrons, por exemplo, o que faz com que se destaquem da pele em volta. Podem também surgir em qualquer parte do corpo, como cabeça, braço, rosto ou costas. 

Embora seja comum a marca de nascença estar presente desde o nascimento, algumas surgem apenas nos primeiros meses de vida, como o hemangioma infantil. Além disso, as características da marca também podem mudar na medida em que a pessoa envelhece.  

Leia também: Hemangioma infantil: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hemangioma-infantil

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da marca de nascença normalmente é feito pelo dermatologista ou pediatra levando em consideração as suas características, como tamanho, formato, cor e localização. 

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Embora nem sempre seja necessário, o médico também pode indicar exames em alguns casos, como o ultrassom, ressonância magnética ou biópsia de pele, para avaliar a marca mais detalhadamente e verificar se ela pode estar associada a algum problema de saúde. 

Tipos de marca de nascença

Os tipos mais comuns de manchas de nascença incluem:

1. Manchas café-com-leite

Manchas café-com-leite são marcas de nascença caracterizadas por uma ou mais manchas na pele marrons ou pretas e bem delimitadas. Estas marcas são mais frequentes nos braços, pernas ou tronco e, normalmente, estão presentes desde o nascimento.

Embora nem sempre indiquem um problema de saúde, podem estar associadas a doenças genéticas como neurofibromatose tipo 1 ou tipo 2. Confira o que é neurofibromatose e os os sintomas.

2. Nevo melanocítico congênito

A marca de nascença associada ao nevo melanocítico congênito geralmente se parece com uma mancha ou placa marrom escura na pele e com as bordas bem definidas. Essa marca também pode ter alguma variação de cor, textura ou pilificação na sua superfície.

Além disso, este tipo de marca de nascença pode ter mais de 20 cm de tamanho em alguns casos e, especialmente quando grande, existe o risco de desenvolvimento de melanoma.

Leia também: Sinais e sintomas de melanoma na pele (método ABCDE) tuasaude.com/como-identificar-um-melanoma

3. Manchas vinho do porto

Também conhecidas como manchas salmão ou manchas maculares, esta marca de nascença é caracterizada por manchas vermelhas ou rosadas que são mais frequentes em partes do corpo como rosto ou pescoço.

Esta marca pode aumentar na medida em que a criança cresce e se tornar mais escura ou grossa com o tempo. Além disso, embora raro, também pode estar associada a doenças genéticas, como a síndrome de Sturge-Weber, em alguns casos.

4. Hemangioma

A marca de nascença do hemangioma é vermelha e nem sempre é notada ao nascimento. Esta marca pode surgir em qualquer parte do corpo e, em alguns casos, aumenta rapidamente de tamanho nos primeiros meses de vida, antes de começar a desaparecer espontaneamente.

Leia também: Hemangioma: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hemangioma

5. Mancha mongólica

A mancha mongólica, ou melanocitose dérmica, é uma marca de nascença única e azulada que, normalmente, se localiza nas costas e/ou nádegas. É comum esta marca ser identificada ao nascimento e desaparecer entre 1 e 6 anos de idade. Entenda melhor o que é a mancha mongólica e os sintomas.

Possíveis causas

As principais causas de marcas de nascença são:

  • Predisposição genética;
  • Desenvolvimento anormal dos melanócitos na pele, como é o caso do nevo melanocítico congênito ou mancha mongólica;
  • Alterações no desenvolvimento de vasos sanguíneos, devido ao hemangioma, por exemplo.

Além disso, embora estas marcas normalmente não sejam hereditárias, especialmente em caso de histórico familiar, é possível que uma pessoa tenha uma marca de nascença parecida com a do pai ou mãe, por exemplo.

Tratamento para marca de nascença

A maioria das marcas de nascença não são consideradas problemas sérios e aquelas associadas ao hemangioma infantil e mancha mongólica, por exemplo, tendem a desaparecer naturalmente com o tempo sem um tratamento específico.

No entanto, em alguns casos a marca de nascença pode estar associada a problemas como risco de câncer de pele, dificuldade de visão ou feridas. Especialmente nestes casos, é comum o médico indicar o seu tratamento.

Quando indicado, o tratamento da marca de nascença varia de acordo com o seu tipo, podendo envolver o uso de medicamentos ou a sua remoção por crioterapia, laser ou cirurgia, por exemplo.