Hemangioma infantil: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em março 2024

O hemangioma infantil é um tumor benigno que afeta vasos sanguíneos em partes do corpo como a cabeça e pescoço, sendo caracterizado por uma mancha vermelha na pele que cresce rapidamente nos primeiros meses e desaparece sozinha com o tempo.

Este tipo de hemangioma é diferente do hemangioma congênito, que normalmente é notado desde o nascimento. No entanto, ambos os tipos resultam da multiplicação anormal de células dos vasos sanguíneos na pele. Entenda melhor o que é hemangioma.

Em caso de suspeita de hemangioma infantil, é recomendado consultar um dermatologista. Embora nem sempre seja necessário um tratamento específico, o médico pode indicar medicamentos, como propranolol ou prednisona, ou cirurgia em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

O principal sintoma do hemangioma infantil é o surgimento de uma mancha vermelha e elevada na pele nas primeiras semanas após o nascimento. Esta mancha pode aparecer na pele ou mucosas de qualquer parte do corpo, sendo a cabeça e o pescoço as regiões mais frequentes.

Embora normalmente não esteja presente ao nascimento, algumas vezes podem ser notados pequenos vasinhos na pele, conhecidos como telangiectasias, ou uma área de pele mais clara ou avermelhada no local antes do seu aparecimento.

Leia também: Telangiectasia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/telangiectasia

O hemangioma infantil tende aumentar de tamanho rapidamente, especialmente nos primeiros meses após seu surgimento. No entanto, a mancha normalmente para de crescer entre os 6 e 12 meses de vida e, depois, começa a regredir. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do hemangioma infantil normalmente é feito pelo dermatologista pediátrico ou pediatra levando em consideração apenas as características da mancha. 

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, é comum o médico indicar exames de imagem, como o ultrassom ou ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e verificar se existem malformações ou anormalidades em outros vasos ou partes do corpo.

Porque aparece

Acredita-se que o hemangioma infantil surja devido a uma resposta anormal de células que formam os vasos sanguíneos a estímulos como hipóxia e hormônios, resultando na formação de uma rede de pequenos vasos anômalos. 

Leia também: Hipóxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipoxia

Além disso, o hemangioma infantil parece ser mais frequente em bebês do sexo feminino com pele clara e histórico de baixo peso de nascimento, prematuridade ou gemelaridade, por exemplo.

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, o hemangioma infantil não necessita de um tratamento específico e tende a desaparecer após 3 a 9 anos, sendo recomendado apenas o acompanhamento com dermatologista para avaliar sua regressão.

No entanto, dependendo das características do hemangioma e presença de complicações, como alterações da visão ou aparecimento de feridas na pele, o médico pode indicar medicamentos, como propranolol, prednisona ou timolol, ou sua remoção por cirurgia, por exemplo.