A hipocondria, conhecida popularmente como "mania de doença", é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.
Assim, pessoas com este transtorno normalmente apresentam preocupação excessiva com a saúde, necessidade de ir muita vezes ao médico, dificuldade em aceitar a opinião do médico e podem, ainda, ficar obcecadas com sintomas aparentemente inofensivos
Este transtorno pode ter diversas causas, pois pode surgir após um período de grande estresse ou após a morte de um familiar, e o seu tratamento pode ser feito em sessões de psicoterapia com um psicólogo ou psiquiatra.

Principais sinais e sintomas
Alguns dos principais sintomas característicos da Hipocondria podem incluir:
- Preocupação excessiva com a sua saúde;
- Necessidade de consultar muitas vezes o médico;
- Desejo de realizar muitos exames médicos desnecessários;
- Dificuldade em aceitar a opinião dos médicos, especialmente se diagnóstico indicar que não existe nenhum problema ou doença;
- Amplo conhecimento de nomes de certos medicamentos e suas aplicações;
- Obsessão por sintomas simples e aparentemente inofensivos.
Para um Hipocondríaco um espirro não é apenas um espirro, mas sim um sintoma de alergia, gripe, resfriado ou mesmo de ebola. Conheça todos os sintomas que esta doença pode provocar em Sintomas de hipocondria.
Além disso, o Hipocondríaco pode também apresentar uma obsessão por sujidade e germes, e por isso uma ida a um banheiro público ou agarrar na barra de ferro do ônibus, pode ser um pesadelo.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da Hipocondria pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo através da observação do comportamento e preocupações do paciente.
Além disso, para confirmar o diagnóstico o médico pode também pedir para conversar com um médico que consulte regularmente ou com um familiar próximo, de forma a identificar e confirmar os sintomas da doença.
Possíveis causas
A Hipocondria pode ter diversas causas, pois tanto pode surgir após um período de grande estresse, ou após o adoecimento ou morte de um familiar.
Além disso, esta doença também se encontra diretamente relacionada com a personalidade de cada pessoa, sendo mais comum em pessoas ansiosas, depressivas, nervosas, muito preocupadas ou que apresentem dificuldade para lidar com as suas emoções ou problemas.
Como é feito o tratamento
O tratamento da Hipocondria é geralmente feito com um psiquiatra ou psicólogo em sessões de psicoterapia e este depende da causa do problema, uma vez que pode estar associado a outros problemas como excesso de estresse, depressão ou ansiedade.
Nos casos mais graves, pode inclusive ser necessária a toma de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e calmantes sob indicação médica, especialmente se existir ansiedade e depressão.