Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hipocondria: O que é, sintomas e como tratar

A hipocondria, conhecida popularmente como "mania de doença", é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.

Assim, pessoas com este transtorno normalmente apresentam preocupação excessiva com a saúde, necessidade de ir muita vezes ao médico, dificuldade em aceitar a opinião do médico e podem, ainda, ficar obcecadas com sintomas aparentemente inofensivos

Este transtorno pode ter diversas causas, pois pode surgir após um período de grande estresse ou após a morte de um familiar, e o seu tratamento pode ser feito em sessões de psicoterapia com um psicólogo ou psiquiatra. 

Hipocondria: O que é, sintomas e como tratar

Principais sinais e sintomas

Alguns dos principais sintomas característicos da Hipocondria podem incluir: 

  • Preocupação excessiva com a sua saúde;
  • Necessidade de consultar muitas vezes o médico;
  • Desejo de realizar muitos exames médicos desnecessários;
  • Dificuldade em aceitar a opinião dos médicos, especialmente se diagnóstico indicar que não existe nenhum problema ou doença; 
  • Amplo conhecimento de nomes de certos medicamentos e suas aplicações;
  • Obsessão por sintomas simples e aparentemente inofensivos.   

Para um Hipocondríaco um espirro não é apenas um espirro, mas sim um sintoma de alergia, gripe, resfriado ou mesmo de ebola. Conheça todos os sintomas que esta doença pode provocar em Sintomas de hipocondria

Além disso, o Hipocondríaco pode também apresentar uma obsessão por sujidade e germes, e por isso uma ida a um banheiro público ou agarrar na barra de ferro do ônibus, pode ser um pesadelo. 

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da Hipocondria pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo através da observação do comportamento e preocupações do paciente. 

Além disso, para confirmar o diagnóstico o médico pode também pedir para conversar com um médico que consulte regularmente ou com um familiar próximo, de forma a identificar e confirmar os sintomas da doença.

Possíveis causas

A Hipocondria pode ter diversas causas, pois tanto pode surgir após um período de grande estresse, ou após o adoecimento ou morte de um familiar. 

Além disso, esta doença também se encontra diretamente relacionada com a personalidade de cada pessoa, sendo mais comum em pessoas ansiosas, depressivas, nervosas, muito preocupadas ou que apresentem dificuldade para lidar com as suas emoções ou problemas. 

Como é feito o tratamento

O tratamento da Hipocondria é geralmente feito com um psiquiatra ou psicólogo em sessões de psicoterapia e este depende da causa do problema, uma vez que pode estar associado a outros problemas como excesso de estresse, depressão ou ansiedade. 

Nos casos mais graves, pode inclusive ser necessária a toma de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e calmantes sob indicação médica, especialmente se existir ansiedade e depressão. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem