Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer

A manchas vermelhas na pele, quando não são acompanhadas de nenhum outro sintoma, são normais e podem surgir principalmente devido à picada de insetos ou serem marcas de nascença. No entanto, quando as manchas aparecem no corpo todo ou há o aparecimento de algum sintoma como dor, coceira intensa, febre ou dor de cabeça, é importante ir ao médico, pois pode ser sinal de alguma doença mais grave, como o lúpus, por exemplo. 

É importante sempre estar atento ao corpo, observando novas manchas, cicatrizes ou descamação que possam surgir, devendo sempre ir ao dermatologista quando for notada alguma alteração. 

Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer

As principais causas de manchas vermelhas na perna são:

1. Picada de insetos

As manchas que surgem por causa da picada de insetos geralmente são mais elevadas e tendem a coçar. Essa é a causa mais comum de aparecimento de manchas na perna, pelo fato de ser a região do corpo de mais fácil acesso para os insetos, como formigas e mosquitos.

O que fazer: É importante evitar coçar, pois pode expor a pele a possíveis infecções e é recomendado o uso de repelentes para evitar novas picadas, o uso de gel, creme ou pomadas para aliviar a vontade de coçar, e pode ainda ser necessário tomar um anti-histamínico para aliviar os sintomas, caso se agravem. Saiba o que passar na picada de inseto.

2. Alergia

A alergia é a segunda causa mais comum de aparecimento de manchas na perna e são vermelhas ou brancas, coçam muito e podem se encher de líquido. Normalmente acontece pelo contato com plantas, pelos de animais, medicamentos, alimentos, pólen ou até mesmo alergia ao tecido ou amaciante que é usado para lavar as roupas.

O que fazer: O ideal é identificar a causa da alergia para que se possa evitar o contato. Além disso, pode ser utilizado um medicamento anti-alérgico, como a Loratadina ou Polaramine, para alívio dos sintomas.

3. Eczema

O eczema se manifesta como manchas não só na perna, mas em todo o corpo, que provocam muita coceira e que podem ficar inchadas. É resultado de contato com algum objeto ou substância que cause alergia, como tecido sintético, por exemplo. 

O que fazer: É recomendado ir ao dermatologista para que se possa iniciar o tratamento adequado, já que o eczema não tem cura e sim controle de acordo com as orientações médicas. O tratamento mais indicado geralmente é o uso de remédios anti-alérgicos, cremes ou pomadas, como a hidrocortisona, e o uso de antibiótico para prevenir possíveis infecções. Saiba como identificar e tratar o eczema.

Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer

4. Medicamentos

Alguns medicamentos, como o cetoprofeno e a glicosamina, podem causar o aparecimento de manchas vermelhas na perna e na pele como um todo. Além disso pode haver dor de garganta, calafrio, febre e sangue na urina.

O que fazer: É importante comunicar rapidamente ao médico sobre a ocorrência da reação para que o medicamento seja suspenso e um outro tipo de tratamento possa ser iniciado.

5. Queratose pilar

A queratose acontece quando há excesso de produção de queratina na pele que evolui com lesões avermelhadas com um aspecto de espinha que podem aparecer tanto na perna quanto no resto do corpo. É mais comum de acontecer em pessoas que têm pele seca e naquelas que têm doenças alérgicas, como asma ou rinite.

O que fazer: É recomendado ir ao dermatologista para que possa ser iniciado o melhor tratamento. A queratose não tem cura, mas pode ser tratada com o uso de cremes como o Epydermy ou o Vitacid.

6. Micose

A micose é uma doença causada por fungos que pode se manifestar a partir do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, que são geralmente são grandes, coçam, podem descamar e ter aspecto bolhoso. Saiba identificar os sintomas de micose.

O que fazer: O tratamento para micose é normalmente feito com o uso de antifúngicos, como o cetoconazol ou fluconazol, receitado pelo médico, e que deve ser aplicada diretamente na mancha.

7. Má circulação

A má circulação acontece quando o sangue não consegue passar corretamente pelas veias e artérias, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como manchas vermelhas na perna, coceira intensa na perna, pés frios, sensação de formigamento e pele mais ressecada. Saiba reconhecer outros sintomas de má circulação.

O que fazer: É importante seguir as orientações do cardiologista ou clínico geral para que o sangue volte a circular corretamente e seja possível aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de meias de compressão ou de remédios que ajudam a melhorar a circulação sanguínea por atuar nos vasos do sistema circulatório.

Além disso, é recomendado praticar atividade físcia e ter uma alimentação leve, pobre em sal e rica em vitamina C, já que ajudam a evitar e a combater os sintomas da má circulação.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao dermatologista ou ao clínico geral quando além das manchas vermelhas na perna surgirem outros sintomas, como:

  • Manchas vermelhas por todo o corpo;
  • Dor e irritação;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira intensa;
  • Febre;
  • Náusea;
  • Sangramentos.

O aparecimento desses sintomas pode indicar uma doença mais grave como a rubéola ou o lúpus, por isso que é importante ir ao médico logo no surgimento dos primeiros sintomas. Saiba quais são as doenças que causam manchas vermelhas na pele.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...