Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

O surgimento de coceira nas pernas é um sintoma relativamente comum, mas que é mais frequente em adultos ou idosos, já que na maioria dos casos está relacionado com a má circulação do sangue que acaba não retornando adequadamente ao coração e, por isso, se acumula nas pernas, causando ligeiro inchaço e coceira.

No entanto, existem várias causas para a coceira, que podem variar desde situações simples, como pele seca, até problemas mais graves, como doenças no fígado ou nos rins. Assim, o ideal é que, se a coceira durar mais de 2 dias para desaparecer, se consulte um clínico geral ou um dermatologista, para avaliar se existe algum problema de saúde e iniciar o tratamento mais adequado.

Confira as 6 razões mais comuns para coceira nas pernas:

1. Pele muito seca

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

A pele seca pode acontecer em qualquer idade, especialmente em pessoas que não utilizam qualquer tipo de creme hidratante, no entanto é especialmente mais comum ao longo da idade, já que a pele vai perdendo sua capacidade de hidratação.

Embora muitas vezes a coceira seja acompanhada de outros sinais como pele escamando, áreas esbranquiçadas ou até vermelhidão, existem vários casos em que isso não acontece e a coceira é o único sintoma.

O que fazer: uma das formas mais eficazes de manter a pele bem hidratada é beber a quantidade adequada de água por dia, mas também ajuda passar um creme hidratante frequentemente. Veja qual a quantidade de água que deve beber diariamente.

2. Má circulação

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

Junto com a pele seca, a má circulação é outra das principais causas de coceira nas pernas. Isso acontece porque, com o avançar da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, e que ajudam o sangue a retornar para o coração, vão enfraquecendo, tendo maior dificuldade para empurrar o sangue para cima.

Com o acúmulo de sangue, os tecidos recebem menos quantidade de oxigênio e acabam acumulando mais toxinas e, por isso, é comum o surgimento de uma ligeira sensação de coceira que piora ao longo do dia. Outros sintomas comuns nestas situações incluem inchaço das pernas, formigamento e sensação de pernas pesadas, por exemplo.

A má circulação é mais frequente em pessoas que ficam muito tempo de pé ou que têm doenças que aumentam a pressão sobre os vasos e prejudicam a circulação, como pressão alta ou insuficiência cardíaca.

O que fazer: uma boa forma de aliviar a coceira da má circulação rapidamente consiste em fazer uma massagem nas pernas, fazendo uma ligeira pressão desde os tornozelos até à virilha. No entanto, evitar ficar muito tempo de pé, não cruzar as pernas e descansar com as pernas elevadas também ajuda a evitar o surgimento da coceira. Veja 5 formas caseiras de aliviar a má circulação nas pernas.

3. Picada de insetos

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

Muitas vezes a coceira nas pernas pode ser apenas um sintoma de picadas de insetos. Isto porque muito insetos, como alguns tipos de mosquitos, têm preferência por picar as pernas, já que são partes dos corpo que ficam facilmente descobertas, especialmente durante o verão.

Por isso, se surgirem outros sintomas como pequenos inchaços ou pequenas manchas vermelhas na pele, junto com a coceira, pode indicar que realmente é uma picada.

O que fazer: uma forma prática de aliviar a coceira causada pela picada de um inseto é passar uma pomada para picada, como Polaramine ou Andantol, por exemplo. No entanto, passar um cubo de gelo sobre a região ou aplicar uma compressa gelada também pode ajudar a aliviar a coceira. Veja mais exemplos de pomadas para passar na picada.

4. Dermatite de contato

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

A dermatite de contato é um tipo de alergia na pele que surge pelo contato com uma substância ou objeto irritante para a pele. Assim, ela é mais comum quando se utiliza calças por muito tempo seguido, especialmente quando o tecido é sintético, como poliéster ou elastano. Esse tipo de tecido não permite a respiração da pele e, por isso, pode facilmente causar uma reação na pele.

Os sintomas da dermatite podem ainda incluir vermelhidão da pele, descamação e presença de pequenas feridas na pele. Confira uma lista de sintomas que ajudam a identificar uma dermatite de contato.

O que fazer: normalmente é suficiente retirar as calças e deixar a pele respirar, no entanto, se os sintomas não melhorarem, mesmo após tomar banho, o ideal é ir no dermatologista, já que em alguns pode ser necessário passar pomadas corticoides.

5. Diabetes

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

Pessoas que têm diabetes e não fazem o tratamento adequado, ou que não sabem que têm diabetes, podem desenvolver complicações. Uma dessas complicações é a neuropatia, na qual as terminações nervosas são lesionadas pelo excesso de açúcar no sangue, o que acaba resultando em sintomas como formigamento e coceira na pele.

Os primeiros locais que normalmente são afetados pela neuropatia são os pés, as pernas ou as mãos e, é por esse motivo que a coceira nestes locais pode ser um sinal de diabetes. Alguns sintomas que podem levar a pessoa a desconfiar de diabetes incluem vontade frequente para urinar, sede excessiva e alterações da visão.

O que fazer: se existir suspeita de diabetes é importante consultar um clínico geral para fazer exames de sangue e confirmar o diagnóstico, iniciando o tratamento adequado. Faça nosso teste online para saber se tem risco de ter diabetes.

6. Doenças renais ou no fígado

O que pode ser Coceira nas Pernas e Como tratar

Embora seja mais raro, a coceira nas pernas também pode ser um primeiro sinal de algum problema nos rins ou fígado. Normalmente, o fígado e os rins ajudam a filtrar e limpar o sangue, por isso, se não estiverem funcionando corretamente pode levar a que algumas toxinas se acumulem nos tecidos, causando coceira na pele.

Além disso, outros problemas de saúde como hiper ou hipotireoidismo, também podem causar coceira na pele, com especial incidência sobre a região das pernas. Confira uma lista de sintomas que podem indicar problemas no fígado e outra para problemas nos rins.

O que fazer: o ideal é consultar um clínico geral, ou até um dermatologista, para tentar identificar a causa da coceira nas pernas. Caso exista suspeita de um problema no fígado ou nos rins, o médico pode encaminhar para outro especialista ou até pedir vários exames como teste de urina, ultrassom ou exames de sangue, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem