Manchas de Koplik: o que são, quando surgem e tratamento

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
dezembro 2021

As manchas de Koplik, ou sinal de Koplik, correspondem a a pequenos pontos brancos, como grãos de areia, com cerca de 2 a 3 milímetros de diâmetro, envoltos por um halo vermelho, que aparecem dentro da boca e não causa dor ou desconforto.

Este tipo de manchas normalmente antecedem o surgimento do sintoma mais característico do sarampo, que é o aparecimento de manchas vermelhas na pele que não coçam e nem doem.

Não existe um tratamento específico para as manchas de Koplik, uma vez que à medida que o vírus do sarampo vai sendo eliminado do organismo, as manchas também vão desaparecendo naturalmente. Apesar do vírus ser eliminado naturalmente e os sintomas desaparecerem, é importante ficar em repouso, beber bastantes líquidos e manter uma alimentação saudável, pois assim a recuperação acontece de forma mais rápida.

Quando surgem as manchas de Koplik

O aparecimento das manchas de Koplik é indicativo de infecção pelo vírus do sarampo e costumam aparecer cerca de 1 a 2 dias antes do surgimento das manchas vermelhas típicas do sarampo, que começam no rosto e atrás das orelhas, mas que depois se espalham por todo o corpo. Veja como identificar outros sinais e sintomas de sarampo.

Após o aparecimento das manchas do sarampo, o sinal de Koplik desaparece em cerca de 2 dias. Por isso, o sinal de Koplik pode ser considerado um sintoma característico e passageiro do sarampo.

O que fazer

Não existe um tratamento específico para as manchas de Koplik, uma vez que desaparecem naturalmente à medida que as manchas do sarampo aparecem e a infecção vai sendo combatida pelo sistema imune.

No entanto, é possível acelerar o processo de eliminação do vírus por meio da ingestão de bastantes líquidos, repouso e alimentação equilibrada e saudável, pois favorecem o sistema imune e estimulam a eliminação do vírus. Além disso, crianças devem ser avaliadas e indica-se uso de vitamina A, porque reduz o risco de mortalidade e previne complicações.

Como evitar as manchas de Koplik

Uma medida de grande importância para evitar o sarampo e, consequentemente, o aparecimento das manchas de Koplik, é a administração da vacina contra o sarampo. A vacina é recomendada em duas doses, sendo a primeira administrada quando o bebê completa 12 meses e a segunda aos 15 meses.

A vacina também está disponível gratuitamente para adultos em uma ou duas doses dependendo da idade e se já tomou alguma dose da vacina. Confira mais detalhes da vacina contra o sarampo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2021. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em janeiro de 2020.

Bibliografia

  • CDC. Measles. Disponível em: <https://www.cdc.gov/measles/symptoms/signs-symptoms.html>. Acesso em 17 jan 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES, SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA E SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Nota técnica 16/07/2018 - Sarampo: Diagnóstico, notificação e prevenção . 2018. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/files/nota-tecnica-conjunta-sarampo-sbimsbisbp20180716.pdf>. Acesso em 17 jan 2020
Mostrar bibliografia completa
  • XAVIER, Sheela; FORGIE, Sarah E.D. Koplik spots revisited. CMAJ. Vol 187. 8 ed; 2015
  • LEFEBVRE, F. et al. Koplik Spots: A Clinical Sign with Epidemiological Implications for Measles Control. Dermatology. 2010
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.