Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lúcia-lima: para que serve e como usar

A lúcia-lima, também conhecida como limonete, bela-Luísa, erva-Luísa ou doce-Lima, por exemplo, é uma planta medicinal que possui propriedades tranquilizantes e anti-espasmódicas, podendo ser utilizado para tratar principalmente problemas gastrointestinais, por exemplo.

O nome científico da lúcia-lima é  Aloysia citriodora e pode ser comprada em alguns mercados, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Lúcia-lima: para que serve e como usar

Para que serve a lúcia-lima

A lúcia-lima possui propriedade anti-inflamatória, anti-espasmódica e tranquilizante, podendo ser usada para:

  • Auxiliar no tratamento de problemas intestinais;
  • Melhorar a digestão;
  • Combater cólicas intestinais, renais e menstruais;
  • Auxiliar no tratamento de infecção urinária;
  • Combater gases.

Além disso, a lúcia-lima pode ser usada para combater os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, principalmente quando usada com outras plantas medicinais, como a Tília e a Hortelã-pimenta.

Chá de lúcia-lima

As partes utilizadas da lúcia-lima são as suas folhas e flores para fazer chás, infusões e compressas, assim como para ser utilizada como tempero na culinária.

Para fazer o chá de lúcia-lima basta adicionar uma colher de sopa de folhas secas em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

A lúcia-lima não deve ser utilizada em excesso e sem contraindicação do médico ou do fitoterapeuta, uma vez que pode resultar em irritação gástrica, por exemplo. Além disso, o óleo essencial, quando passado na pele na forma de compressa, pode causar irritação em algumas pessoas, sendo recomendado não ir ao sol para evitar queimaduras.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem