Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Lúcia-lima: para que serve e como usar

A lúcia-lima, também conhecida como limonete, bela-Luísa, erva-Luísa ou doce-Lima, por exemplo, é uma planta medicinal que possui propriedades tranquilizantes e anti-espasmódicas, podendo ser utilizado para tratar principalmente problemas gastrointestinais, por exemplo.

O nome científico da lúcia-lima é  Aloysia citriodora e pode ser comprada em alguns mercados, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Lúcia-lima: para que serve e como usar

Para que serve a lúcia-lima

A lúcia-lima possui propriedade anti-inflamatória, anti-espasmódica e tranquilizante, podendo ser usada para:

  • Auxiliar no tratamento de problemas intestinais;
  • Melhorar a digestão;
  • Combater cólicas intestinais, renais e menstruais;
  • Auxiliar no tratamento de infecção urinária;
  • Combater gases.

Além disso, a lúcia-lima pode ser usada para combater os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, principalmente quando usada com outras plantas medicinais, como a Tília e a Hortelã-pimenta.

Chá de lúcia-lima

As partes utilizadas da lúcia-lima são as suas folhas e flores para fazer chás, infusões e compressas, assim como para ser utilizada como tempero na culinária.

Para fazer o chá de lúcia-lima basta adicionar uma colher de sopa de folhas secas em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

A lúcia-lima não deve ser utilizada em excesso e sem contraindicação do médico ou do fitoterapeuta, uma vez que pode resultar em irritação gástrica, por exemplo. Além disso, o óleo essencial, quando passado na pele na forma de compressa, pode causar irritação em algumas pessoas, sendo recomendado não ir ao sol para evitar queimaduras.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem