Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lipossarcoma: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Atualizado em Julho 2019

O lipossarcoma é um tumor raro que se inicia no tecido gorduroso do corpo, mas que pode facilmente se espalhar para outras partes moles, como os músculos e a pele. Por apresentar muita facilidade em voltar a surgir no mesmo local, mesmo depois de removido, ou de se espalhar para outros locais, este tipo de câncer é considerado maligno.

Embora possa surgir em qualquer parte do corpo que tenha uma camada de gordura, o lipossarcoma é mais frequente nos braços, pernas ou no abdômen, e afeta especialmente adultos mais velhos.

Por ser um câncer maligno, o lipossarcoma deve ser identificado o mais precocemente possível para que o tratamento tenha maiores chances de sucesso. O tratamento pode envolver a retirada do tumor através de cirurgia, assim como uma combinação de radioterapia e quimioterapia.

Lipossarcoma: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sinais e sintomas do lipossarcoma podem variar de acordo com o local afetado:

1. Nos braços e pernas

  • Aparecimento de um nódulo debaixo da pele;
  • Dor ou sensação de dolorido na região do nódulo;
  • Inchaço em algum local da perna ou braço;
  • Sensação de fraqueza ao movimentar o membro afetado.

2. No abdômen

  • Dor abdominal;
  • Inchaço na barriga;
  • Sensação de estômago estofado após comer;
  • Prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes.

Sempre que existir alguma alteração nos braços, pernas ou abdômen que demora mais de 1 semana para desaparecer é muito importante consultar um clínico geral, que irá avaliar o caso e entender se é necessário fazer o encaminhamento para outra especialidade médica.

Como é confirmar o diagnóstico

Após avaliar os sinais e sintomas, é comum que o médico peça outros exames para identificar a possibilidade de ser um lipossarcoma. Os exames mais utilizados são a tomografia computadorizada, assim como a ressonância magnética.

Caso o resultado continue apoiando a hipótese de se tratar de um lipossarcoma, o médico geralmente pede uma biópsia, na qual um pedaço de tecido, retirado do local do nódulo, é enviado para análise em laboratório, onde se poderá confirmar a presença de câncer, assim como identificar o tipo específico de lipossarcoma, para ajudar na adequação do tratamento.

Principais tipos de lipossarcoma

Existem 4 tipos principais de lipossarcoma:

  • Lipossarcoma bem diferenciado: é o tipo mais comum e normalmente cresce lentamente, sendo mais difícil que espalhe para outros locais;
  • Lipossarcoma mixoide: é o segundo tipo mais frequente, mas cresce mais rapidamente e pode se espalhar para outras partes do corpo, formando um padrão diferenciado com as suas células;
  • Lipossarcoma desdiferenciado: tem um crescimento rápido e é mais comum nos braços ou pernas;
  • Lipossarcoma pleomórfico: é o tipo mais raro e é o que se espalha mais rápido pelo corpo.

Após identificado o tipo de lipossarcoma, assim como a sua fase de evolução, o médico pode adequar melhor o tratamento, aumentando as chances de cura, principalmente se o câncer estiver numa fase mais inicial.

Como é feito o tratamento

O tratamento utilizado pode variar de acordo com o local afetado, assim como a fase de evolução do lipossarcoma, porém, é relativamente comum que a primeira abordagem seja feita com uma cirurgia para tentar retirar o máximo de células cancerígenas.

No entanto, e como muitas vezes é difícil retirar todo o câncer apenas com cirurgia, o médico pode aconselhar fazer sessões de radioterapia ou quimioterapia.

Por vezes, a quimioterapia ou a radioterapia também podem ser feitas antes da cirurgia, para reduzir o tamanho do câncer e facilitar a remoção.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem