Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Língua fissurada (rachada): o que é, causas e como identificar

Fevereiro 2020

A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração benigna caracterizada pela presença de vários cortes na língua que não causam sinais ou sintomas, no entanto quando a língua não é bem higienizada, há maior risco de infecções, principalmente pelo fungo Candida albicans, além de também poder haver dor discreta, ardência e mal hálito.

A língua rachada não tem causa específica, sendo considerada uma característica da pessoa e, por isso, não existe tratamento específico, sendo apenas recomendado que a pessoa realize uma boa higienização bucal, escovando os dentes regularmente, usando fio dental e limpando muito bem a língua para remover o resto de alimentos que possam ter ficados acumulados nas fissuras e que permitem o desenvolvimento de microrganismos. Saiba como fazer uma boa higienização bucal.

Língua fissurada (rachada): o que é, causas e como identificar

Como identificar a língua fissurada

A língua rachada não leva ao aparecimento de nenhum sinal ou sinal característico, apenas a presença de diversas fissuras na língua que podem ter entre 2 e 6 mm de profundidade. No entanto, algumas pessoas relatam que sentem dor ou ardência ao comer alimentos apimentados, salgados ou ácidos e podem apresentar mau hálito devido ao acumulo de restos de comida dentro das fissuras, que promovem o crescimento das bactérias dentro da boca.

A pessoa que tem a língua fissurada tem mais chances de ter candidíase oral e por isso deve manter a boca sempre limpa, escovando os dentes e a língua sempre depois de comer, evitando, assim, a proliferação de fungos do gênero Candida sp., que é responsável pela dor, ardência e mal hálito. Saiba reconhecer os sintomas de candidíase oral e como é feito o tratamento.

O que causa a língua rachada

A língua rachada não tem uma causa específica sendo uma característica genética que a pessoa possui, e por isso pode ser observada desde criança e tende a se tornar mais pronunciada com o envelhecimento. 

As pessoas mais afetadas são aquelas que tem Síndrome de Down, psoríase, ou que possui alguma síndrome como a Síndrome de Sjögren, Síndrome Melkersson-Rosenthal ou acromegalia, por exemplo. Além disso, as pessoas que tem a língua geográfica, que é quando as papilas gustativas ficam mais evidentes, formando uma espécie de 'mapa' na língua, geralmente também tem a língua fissurada.

Bibliografia >

  • TELESSAÚDE RIO GRANDE DO SUL. Língua fissurada. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/estomatologia_resumo_clinico_lingua_fissurada_TSRS.pdf>. Acesso em 21 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem