Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando a língua é toda cortada

Quando a pessoa tem a língua toda cortada, uma condição também chamada de língua escrotal, o que se deve fazer é manter a boa higiene bucal, escovando os dentes, usando fio dental e limpando muito bem a língua para remover os restos de alimentos que se ficarem acumulados nas fissuras da língua permitem o crescimento de bactérias que causam mau hálito. Também é importante usar enxaguante bucal, pelo menos, 1 vez por dia. 

Saiba escovar os dentes corretamente para não ter mau hálito

Não é preciso nenhum tratamento específico porque a língua fissurada é uma característica da própria pessoa e não pode ser solucionada de forma definitiva.

Mas se a pessoa tem a língua aparentemente saudável e quando come abacaxi surge um pequeno corte na lígua que provoca ardência, o que se pode fazer é lavar a boca com água para remover a acidez da fruta.

Como identificar a língua fissurada

Normalmente a pessoa não apresenta nenhum sintoma característico, ficando evidente que tem a língua toda cortada através da sua observação, como mostra a imagem:

O que fazer quando a língua é toda cortada

No entanto, algumas pessoas relatam que sentem dor ou ardência ao comer alimentos apimentados, salgados ou ácidos e podem apresentar mau hálito devido ao acumulo de restos de comida dentro das fissuras, que promovem o crescimento das bactérias dentro da boca. A pessoa que tem línga fissurada tem mais chances de ter candidíase oral e por isso deve manter a boca sempre limpa, escovandos os dentes e a língua sempre depois de comer. 

Saiba quais são os sintomas e como combater a candidíase oral

O que causa a língua fissurada

As fissuras na língua podem ter de 2 a 6 mm de profundidade e não tem uma causa específica sendo uma característica genética que a pessoa possui, e por isso pode ser observada desde criança e tende a se tornar mais pronunciada com o envelhecimento. 

As pessoas mais afetadas são aquelas que tem Síndrome de Down, psoríase, ou que possui alguma síndrome como a Síndrome de Sjögren, Síndrome Melkersson-Rosentha ou acromegalia, por exemplo. Além disso, as pessoas que tem a língua geográfica, que é quando as papilas gustativas ficam mais evidentes, formando uma espécie de 'mapa' na língua, geralmente também tem a língua fissurada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...