7 sintomas de linfoma (e o que fazer)

O linfoma pode causar sintomas como ínguas indolores no corpo, febre recorrente, suor noturno, perda de peso sem uma causa aparente ou cansaço excessivo, independente se o linfoma é do tipo Hodgkin e não Hodgkin.

Este é um tipo de câncer que tem origem nos linfócitos, um tipo de célula de defesa do organismo, e afeta especialmente os linfonodos que, quando aumentam de tamanho, são popularmente conhecidos como ínguas. Entenda melhor o que é o linfoma e os seus sintomas.

Em caso de suspeita de linfoma, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do linfoma e, normalmente, envolve a realização de quimioterapia.

Médica examinando o pescoço de uma paciente.

Principais sintomas

Os principais sintomas de linfoma são:

1. Ínguas no corpo

É comum o linfoma ser inicialmente notado pelo aparecimento de ínguas que não doem, aumentam de tamanho, têm consistência firme, são pouco móveis e tendem a ser persistentes. Além disso, podem aparecer em qualquer parte do corpo. Entenda melhor o que são as ínguas e quando se preocupar.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Febre acima de 38ºC

A febre causada pelo linfoma tende a ser persistente, podendo durar mais de dois dias e retornar após pouco tempo. Normalmente, a pessoa não consegue identificar a sua causa. 

Leia também: Febre que vai e volta: 9 possíveis causas (e o que fazer) tuasaude.com/febre-que-vai-e-volta

3.  Suores noturnos

Em alguns casos, o linfoma pode estimular o aumento da temperatura do corpo, resultando em suor excessivo que, embora possa ocorrer em qualquer parte do dia, tende a ser percebido especialmente à noite. Confira as principais causas de suor noturno e o que fazer.

4. Perda de peso

O linfoma pode fazer com que a pessoa perca peso sem uma causa aparente, como fazer uma dieta ou começar a praticar atividades físicas. O emagrecimento pode ser superior a 10% do peso corporal em 6 meses em alguns casos.

Leia também: 9 causas de perda de peso rápida (e quando se preocupar) tuasaude.com/conheca-as-doencas-que-podem-causar-perda-de-peso

5. Desconforto no barriga

Quando o linfoma afeta o baço, fígado e/ou os linfonodos dentro do abdome, pode provocar o aumento do seu tamanho e, algumas vezes, causar a sensação de um desconforto na barriga.

6. Cansaço excessivo

Pessoas com linfoma também podem sentir cansaço excessivo ou falta de energia, que tende a ser constante, não melhorando completamente mesmo após o repouso. Normalmente, está associado ao desenvolvimento de anemia. Conheça mais sintomas de anemia.

7. Falta de ar

Em alguns casos, o linfoma pode causar falta de ar devido ao aumento de tamanho de linfonodos dentro do tórax, que podem começar a comprimir as vias aéreas e dificultar a entrada do ar.

Leia também: Falta de ar: 11 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/falta-de-ar

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de linfoma normalmente é feito pelo hematologista, oncologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas e o resultado do exame de biópsia de uma das ínguas afetadas que, além de confirmar o diagnóstico, pode ajudar a identificar o tipo de linfoma.

O que fazer

Em caso de suspeita de linfoma, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral para uma avaliação detalhada. O médico pode indicar a biópsia de uma das ínguas para confirmar o diagnóstico e exames de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar o estágio da doença.

O tratamento do linfoma deve ser orientado por um hematologista ou oncologista e depende do seu tipo e estágio. Normalmente, envolve a realização de quimioterapia associada ou não à radioterapia.

No entanto, existem também outras opções possíveis de tratamento, como imunoterapia ou terapia gênica, que podem ser indicadas em alguns casos.