A lichia é uma fruta rica em compostos fenólicos e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes, infarto e obesidade, por exemplo.
Além disso, a lichia também favorece a perda de peso, já que contém fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.
A lichia tem uma polpa gelatinosa e um sabor doce e floral, sendo encontrada na sua forma natural ou em conserva, podendo ser consumida sozinha ou usada em receitas como chás, sucos, picolés, ceviche ou smoothie.
Benefícios da lichia
Os principais benefícios da lichia para a saúde são:
1. Diminuir o risco de doenças cardiovasculares
Por ser rica em flavonoides, proantocianidinas e antocianinas, compostos bioativos com efeito antioxidante, a lichia ajuda a controlar o colesterol "ruim", LDL, que favorece a formação de placas de gordura nas artérias.
Assim, a lichia ajuda a evitar a aterosclerose e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
Os compostos fenólicos presentes na lichia também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e inibir a atividade da enzima conversora de angiotensina, ajudando a controlar a pressão sanguínea.
2. Previne doenças do fígado
A lichia ajuda a prevenir doenças do fígado como fígado gordo ou ou hepatite, por conter compostos fenólicos antioxidantes como a epicatequina e a procianidina, que reduzem os danos nas células do fígado.
3. Ajuda no emagrecimento
Por conter fibras e água, além de ter poucas calorias e baixo índice glicêmico, a lichia prolonga a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e ajudando, assim, no emagrecimento.
Além disso, a lichia inibe enzimas pancreáticas responsáveis pela digestão de gorduras da alimentação, o que reduz a absorção e acúmulo de gordura no corpo, podendo ajudar no combate à obesidade.
Leia também: 16 frutas para emagrecer (com poucas calorias) tuasaude.com/frutas-que-emagrecem4. Ajuda a controlar a glicemia
Devido aos compostos fenólicos que possui, como o oligonol, que regulam o metabolismo da glicose e reduzem a resistência à insulina, a lichia pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a lichia contém hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose, ajudando no controle dos níveis de glicemia no sangue.
5. Melhora a saúde da pele
A lichia é rica em vitamina C e compostos fenólicos, compostos e nutrientes antioxidantes que melhoram a saúde da pele por combaterem os radicais livres que causam danos à pele.
Além disso, a vitamina C presente na lichia também atua na produção de colágeno, uma proteína que é importante para combater a flacidez e as rugas, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.
6. Equilibra o sistema imunológico
A vitamina C presente em ótimas quantidades na lichia atua na produção de glóbulos brancos, que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, essa fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, a epicatequina e a proantocianidina da lichia também ajudam a regular o sistema imunológico, pois estimulam a produção de células de defesa.
7. Evita a prisão de ventre
As fibras presentes na lichia ajudam a aumentar o volume das fezes e a estimular os movimentos naturais do intestino, ajudando a evitar a prisão de ventre.
Leia também: Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre8. Ajuda a diminuir o risco de câncer
Os compostos fenólicos presentes na lichia, como flavonoides, antocianinas e oligonol, podem evitar a proliferação e das células cancerígenas, podendo ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer.
9. Previne a anemia
A lichia pode ajudar a evitar e tratar a anemia, pois a vitamina C presente nesta fruta promove a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um componente do sangue que atua no transporte de oxigênio no organismo.
Propriedades da lichia
Por conter vitamina C, compostos fenólicos e fibras, a lichia apresenta propriedades sacietogênicas, hipocolesterolemiantes, imunomoduladoras, digestivas e antioxidantes.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g, o equivalente a cerca de 10 unidades pequenas, de lichia:
Para se obter todos os benefícios dessa fruta, a lichia deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável, associada à prática de exercícios físicos regulares.
Como comer lichia
A lichia pode ser consumida na forma natural ou em conserva, ou usada em receitas como sucos, picolés, ceviche, smoothie ou chá feito com a casca da fruta.
É aconselhado ingerir a lichia somente após as refeições, devendo ser evitado o seu consumo em jejum.
Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, se deseja saber como incluir a lichia em uma alimentação saudável:
Lichia faz mal?
A lichia pode fazer mal quando consumida em jejum ou por pessoas com desnutrição ou hipoglicemia.
Isso acontece porque a lichia pode diminuir muito os níveis de glicose no sangue nestas condições, provocando sintomas de hipoglicemia como tontura, confusão, desmaio e convulsões.
Leia também: Hipoglicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemiaLichia faz mal para os rins?
Até o momento não existem estudos que mostrem que a lichia faz mal para os rins ou para pessoas com problemas renais.
Grávida pode comer lichia?
Sim, a mulher grávida pode comer lichia. No entanto, deve-se evitar consumir essa fruta em jejum e ingerir em quantidades moderadas.
Leia também: 11 alimentos que a grávida não deve comer tuasaude.com/10-alimentos-que-a-gravida-nao-deve-comerReceitas saudáveis com lichia
Algumas receitas saudáveis com lichia são:
1. Chá de lichia
Ingredientes:
- 4 cascas de lichia;
- 1 xícara (chá) de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as cascas de lichia para secar ao sol por um dia. Depois de secas, ferver a água e despejar sobre as cascas de lichia. Cobrir e deixar descansar por 3 minutos. Coar e beber em seguida.
Este chá pode ser consumido por até 3 vezes ao dia, pois, em excesso, pode causar dor abdominal, diarreia e aumento dos sintomas de doenças autoimunes.
2. Suco de lichia
Ingredientes:
- 3 lichias descascadas;
- 5 folhas de hortelã;
- 1 copo de água filtrada ou fervida;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Retirar a polpa da lichia que é a parte branca da fruta. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Servir em seguida.
3. Lichia recheada
Ingredientes:
- 1 caixa de lichia fresca ou 1 pote de lichia em conserva;
- 120 g de cream cheese;
- 5 castanhas-de-caju.
Modo de preparo:
Descascar as lichias, lavar e deixar secar. Colocar o cream cheese por cima das lichias com uma colher ou com um saco de confeiteiro.
Bater as castanhas de caju num processador ou ralar as castanhas e jogar por cima das lichias. Servir em seguida. É importante não consumir mais do que 4 unidades da lichia recheada por dia.