Labioplastia: o que é, para que serve e como é feita

setembro 2022

A labioplastia é uma cirurgia íntima que tem como objetivo diminuir o tamanho dos pequenos lábios, sendo principalmente indicada para mulheres que apresentam hipertrofia dessa região, resultando em dor ou desconforto durante a relação sexual ou acúmulo de secreções, o que pode aumentar o risco de infecção.

Essa cirurgia também pode ser indicada para fins estéticos, ou seja, quando a mulher deseja melhorar a aparência da sua região íntima.

É importante que a realização da labioplastia seja discutida com o médico, que irá indicar qual o melhor tipo de cirurgia e anestesia, bem como indicar como deve ser a recuperação.

Quando é indicada

A labioplastia é indicada quando a mulher apresenta os pequenos lábios maiores que o normal, o que pode causar dor e desconforto durante a relação sexual e favorecer o acúmulo de secreções no local, dificultando a higienização e aumentando o risco de infecção.

Além disso, a labioplastia pode ser indicada quando a mulher possui algum desconforto estético relacionado com o tamanho dos lábios pequenos da vagina.

Como é feita

A labioplastia deve ser feita pelo cirurgião plástico ou ginecologista com especialização de cirurgia íntima e pode ser feita sob anestesia local com ou sem sedação. O procedimento é simples e consiste em cortar uma parte dos pequenos lábios e, em seguida, reconstruir essa estrutura, de forma a evitar que a cicatriz seja visível. Além disso, os pontos feitos são naturalmente absorvidos pelo organismo, de forma que não é necessário voltar ao médico para remover os pontos.

Como se trata de um procedimento simples, a mulher pode ter alta ainda no mesmo dia, no entanto é importante seguir as recomendações relacionadas com a recuperação.

Recuperação da labioplastia

A recuperação da labioplastia é simples, sendo apenas indicado que na primeira semana a após a cirurgia a mulher fique em repouso, deitada e com as pernas um pouco mais elevadas que o tronco. Além disso, é recomendado evitar ter relações sexuais até 45 dias após a cirurgia, não consumir bebidas alcoólicas ou fumar, usar roupas leves e confortáveis e evitar dirigir.

É normal que nos primeiros dias após a labioplastia, a região íntima da mulher fique inchada, vermelha ou roxa, o que é considerado normal. Além disso, é possível que também exista dor e desconforto, podendo ser indicado nesses casos o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA - REGIONAL SANTA CATARINA. Ninfoplastia: o que as mulheres podem esperar dessa cirurgia. Disponível em: <https://sbcp-sc.org.br/artigos/ninfoplastia/>. Acesso em 05 set 2022
  • DAHER, Marcelo; MUÑIZ, Alan R.; DAHER, Alvaro C. et al. Ninfoplastia em estrela: técnica para redução dos pequenos lábios vulvares. Rev. Bras. Cir. Plást. Vol 30. 1 ed; 44-50, 2015
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.