L-carnitina: para que serve e como tomar

novembro 2022

A carnitina é um aminoácido que participa do transporte das gorduras, desde os adipócitos até as mitocôndrias das células, que é o local em que a carnitina é transformada em energia quando o organismo necessita.

Essa substância é naturalmente sintetizada pelo fígado e pelos rins a partir de aminoácidos essenciais, como a lisina e a metionina, que está presente em alguns alimentos, como carnes e peixes.

A L-carnitina é a forma biologicamente ativa da carnitina e é armazenada principalmente nos músculos, sendo muito utilizada em suplementos com o objetivo de potenciar a queima de gordura, gerar mais energia para os músculos e melhorar o desempenho físico, sendo muito consumido por atletas ou pessoas que desejam baixar de peso.

Para que serve

A carnitina pode servir para diversas funções no organismo, trazendo alguns benefícios, como:

  • Aumento das defesas do corpo, já que pode exercer ação antioxidante, eliminando os radicais livres;
  • Melhora do rendimento e desempenho durante a realização de atividade física intensa;
  • Melhora do fluxo sanguíneo em pessoas com claudicação intermitente, que é uma condição caracterizada por dor ou cãibra excessiva durante o exercício físico;
  • Melhora da qualidade do esperma em homens que são inférteis;
  • Diminui a fadiga em pessoas idosas com baixa resistência muscular e em pessoas com encefalopatia hepática;
  • Estimula as capacidades cognitivas, como memória, aprendizagem e atenção.

A carnitina é muito utilizada principalmente para perder peso, no entanto, os estudos que trazem essa relação são bastante controversos, já que existem estudos que indicam que a suplementação de L-carnitina aumenta a sua concentração no organismo, ativando a oxidação e, como consequência, ajuda a diminuir a gordura acumulado no organismo de pessoas obesas.

Por outro lado, também existem estudos que indicam que o consumo oral de carnitina não promove mudanças na concentração de carnitina em pessoas saudáveis não obesas e não causa perda de peso. Assim, são necessários mais estudos científicos que permitam comprovar os benefícios da carnitina, já que os resultados não são conclusivos.

Tipos de carnitina

Existem diversos tipos de carnitina, os quais são utilizados com diferentes propósitos, sendo eles:

  • Acetil-L-Carnitina (ALCAR), que é utilizada para melhorar a capacidade respiratória;
  • L-Carnitina L-Tartarato (LCLT), que é utilizada para melhorar o rendimento físico;
  • Propionil L-Carnitina (GPLC), que pode ser utilizada para aliviar a claudicação intermitente e os problemas de fluxo sanguíneo;
  • L-Carnitina, que é utilizada para perda de peso.

É importante que a carnitina seja indicada pelo médico de acordo com o objetivo da pessoa.

Como tomar

A L-carnitina pode ser comprado em cápsulas, pó ou líquido. A dose diária recomendada varia de acordo com o objetivo de seu uso.

A carnitina em solução oral deve ser diluída em água e beber lentamente. Além disso, pode ser tomada com ou sem alimento. No caso da carnitina injetável, é recomendado que seja administrado por um profissional de saúde, como enfermeiro ou médico, já que a sua administração deve ser lenta e diretamente na veia.

Quando não é indicada

A L-carnitina não é indicada para pessoas com IMC muito baixo, com pouca taxa de gordura ou problemas cardíacos. Além disso, também não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a esse aminoácido ou a qualquer outro componente do medicamento.

Possíveis efeito colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ser provocados pela L-carnitina são náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dores musculares, dor de cabeça, sabor estranho na boca, anemia e hipercalcemia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • MONGIOI A, CALOGERO E, et al. The role of carnitine in male infertility. Andrology Journal. 4. 5; 1-8, 2016
  • MOR Ahmet, BAYNAZ Kadir et al. Effect of L-Carnitine Supplementation on Weight Loss and Body Composition of Taekwondo Players. Journal of Sports Education. 1. 1-7, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • MALAGUARNERA M, VACANTE M, et al. Oral acetyl-L-carnitine therapy reduces fatigue in overt hepatic encephalopathy: a randomized, double-blind, placebo-controlled study.. The American Journal of Clinical Nutrition. 93. 4; 799-808, 2011
  • Pooyandjoo M, Nouhi M et al. The effect of (L-)carnitine on weight loss in adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obesity Reviews. 17. 10; 1-7, 2016
  • EXAMINE.COM. L-Carnitine. Disponível em: <https://examine.com/supplements/l-carnitine/>. Acesso em 17 fev 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.