Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é janela imunológica do HIV

A janela imunológica corresponde ao período entre o contato com o agente infeccioso e o tempo que o organismo leva para produzir quantidade suficiente de anticorpos contra a infecção capazes de serem identificadas nos exames laboratoriais.

É importante saber a janela imunológica das infecções para evitar que seja liberado um resultado falso negativo, por exemplo, além de ser essencial no diz respeito ao processo de doação e transfusão sanguínea. Assim, é recomendado que no momento da realização de exames ou doação de sangue as informações relacionadas ao comportamento de risco, como compartilhamento de agulhas e seringas ou relações sexuais sem preservativos, sejam informadas.

O que é janela imunológica do HIV

Janela imunológica do HIV

A janela imunológica do HIV é entre 2 semanas e 3 meses, ou seja, o vírus pode demorar até 3 meses para que consiga ser detectável por meio de exames. A detecção da infecção pelo HIV é feita por meio de testes sorológicos ou moleculares que têm como objetivo verificar a quantidade de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção.

Em algumas pessoas, o organismo é capaz de produzir quantidades suficientes de anticorpos específicos contra o HIV cerca de 30 dias após o comportamento de risco, como relação sexual desprotegida, mesmo que não existam sintomas. Assim, é recomendado que o primeiro teste do HIV seja feito pelo menos 30 dias após o comportamento de risco, respeitando a janela imunológica, devendo ser repetido após 60 dias da realização do primeiro exame, mesmo que o exame tenha sido negativo e que não tenham surgido sintomas. 

Dessa forma, é possível que o organismo produza anticorpos suficientes contra o vírus HIV, sendo possível detectar no exame e evitando, assim, resultados falso-negativos.

Qual a diferença entre janela imunológica e período de incubação?

Diferentemente da janela imunológica, o período de incubação leva em consideração os sintomas. Ou seja, o período de incubação de determinado agente infeccioso corresponde ao tempo entre o momento da infecção e o surgimento dos primeiros sintomas, variando de acordo com o tipo da infecção.

Por outro lado, a janela imunológica é o tempo entre a infecção e a detecção por meio de exames, ou seja, é o tempo que o organismo leva para produzir marcadores (anticorpos) específicos para o tipo de infecção. Assim, no caso do vírus HIV, por exemplo, a janela imunológica é de 2 semanas a 3 meses, mas o período de incubação é entre 15 e 30 dias.

Apesar disso, a pessoa portadora do vírus HIV pode passar anos sem que sejam notados sintomas da infecção, sendo, por isso, importante que a infecção seja monitorada periodicamente e os exames sejam feitos após o comportamento de risco, respeitando a janela imunológica. Saiba como identificar os primeiros sintomas de AIDS.

O que é janela imunológica do HIV

O que é um resultado falso negativo?

O resultado falso negativo é aquele que é realizado durante a janela imunológica do agente infeccioso, ou seja, o sistema imune não consegue produzir anticorpos suficientes contra o agente infeccioso para que seja detectável nos exames laboratoriais.

Por isso é importante que se saiba a janela imunológica das infecções para que o resultado liberado seja o mais verdadeiro possível. Além disso, no caso de doenças que podem ser transmitidas por meio do contato sexual ou por transfusões sanguíneas, como o HIV e a hepatite B, por exemplo, é importante que as informações dadas ao médico sejam verdadeiras para que não haja soroconversão no momento da transfusão, por exemplo.

Janela imunológica de outras infecções

Saber a janela imunológica das infecções é importante tanto para saber quando é a altura ideal para que se possa realizar o exame e evitar resultados falso negativos, quanto para processos de doação e transfusão de sangue, uma vez que esse procedimentos podem trazer risco para quem recebe a doação quando o doador possui comportamento de risco sobre o qual não informou na triagem.

Assim, a janela imunológica da hepatite B é entre 30 e 60 dias, a da hepatite C entre 50 e 70 dias e a da infecção pelo vírus HTLV é entre 20 e 90 dias. No caso da sífilis, a janela imunológica varia de acordo com a fase da doença, no entanto, na maioria dos casos, já é possível detectar os anticorpos contra o Treponema pallidum, agente causador da sífilis, cerca de 3 semanas após a infecção.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar