Janela imunológica do HIV: o que é e quando fazer o teste

A janela imunológica é o período entre a exposição ao vírus HIV e a produção de anticorpos contra essa infecção pelo organismo, em quantidades suficientes para serem detectados em um teste.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, a janela imunológica do HIV é de 30 dias, mas esse tempo pode variar conforme a reação do organismo à infecção e o tipo de teste usado. Assim, em casos de suspeita de infecção pelo HIV, onde os testes apresentam resultado falso negativo, pode ser recomendado repetir o teste.

Leia também: Teste de HIV: o que é, quando fazer e como entender o resultado tuasaude.com/teste-do-hiv

Durante o período da janela imunológica, o vírus do HIV já pode ser transmitido. Por isso, durante exames ou doação de sangue, é importante sempre informar sobre os comportamentos de risco, como compartilhamento de agulhas, relações sexuais desprotegidas ou perfuração com objeto de corte contaminado como facas ou tesouras.

Imagem ilustrativa número 1

Quando fazer o teste do HIV

O período para se fazer o teste de HIV varia conforme o tipo de teste usado, incluindo:

  • Teste rápido de anticorpo: Feito com uma amostra de sangue retirada da ponta do dedo, esse teste pode detectar o HIV entre 18 a 90 dias após a exposição ao vírus. Veja como é feito o teste rápido de HIV;
  • Teste ELISA de antígeno/anticorpo de 4ª geração: É feito com uma amostra de sangue para ser avaliada em laboratório, podendo detectar o HIV entre 18 a 45 dias após a exposição ao vírus;
  • Teste de ácido nucleico (NAT) ou exame molecular: Feito em laboratório com uma amostra de sangue, detecta o HIV cerca de 10 a 33 dias após a exposição ao vírus.

Geralmente, a janela imunológica do HIV é de 30 dias, mas esse tempo pode variar conforme a reação do organismo da pessoa à infecção e o tipo de teste usado.

Assim, pessoas que tiveram algum comportamento de risco e fizeram o teste mas tiveram resultado negativo, devem repetir o exame após 30 a 60 dias para que seja verificada a presença ou ausência do vírus.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que é um resultado falso negativo?

O resultado falso negativo é aquele que acontece quando o teste é feito durante a janela imunológica, ou seja, em até 30 dias após o comportamento de risco. Isso acontece porque, nesse período, o organismo ainda não consegue produzir quantidades suficientes de anticorpos para serem identificados no exame.

No entanto, mesmo que o teste tenha sido feito 30 dias após o comportamento de risco, o organismo pode levar até 3 meses para produzir anticorpos suficientes contra o vírus HIV e o resultado do teste ser positivo.

Assim, é importante que o teste seja repetido 90 e 120 dias após o comportamento de risco para que se tenha confirmação da presença ou ausência do vírus HIV no organismo.

Diferença entre janela imunológica e período de incubação

O período de incubação corresponde ao tempo entre o momento da infecção e o surgimento dos primeiros sintomas, variando de acordo com o tipo da infecção.

Por outro lado, a janela imunológica é o tempo que o organismo leva para produzir anticorpos específicos para o tipo de infecção. Assim, no caso do vírus HIV, por exemplo, a janela imunológica geralmente é de 30 dias, mas o período de incubação varia entre 2 a 6 semanas.

Apesar disso, a pessoa portadora do vírus HIV pode viver anos sem apresentar sintomas dessa infecção. Por isso, é importante que a infecção seja monitorada periodicamente e os exames sejam feitos após o comportamento de risco, conforme a janela imunológica.

Leia também: Primeiros sintomas de HIV e AIDS (por fase da infecção) tuasaude.com/primeiros-sintomas-da-aids

Vídeos relacionados

Como se prevenir do HIV e como é viver com HIV+ com @thaisrenovatto231

28:17 | 2.216 visualizações

AIDS e HIV: o que são, diferenças, sintomas e tratamento

06:22 | 3.316 visualizações

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

14:11 | 201.365 visualizações