Janaúba: para que serve e como usar

Evidência científica

A janaúba é uma planta medicinal que pode ser indicada para auxiliar no tratamento de infecções intestinais, fortalecer o sistema imune, tratar úlceras gástricas e ajudar no tratamento da gastrite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias, gastroprotetoras, antimicrobianas, antialérgicas e antitumorais.

A parte normalmente utilizada dessa planta, que também é conhecida como janaúba-verdadeira, janaúba-brasileira, janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo ou raivosa, é o látex extraído do tronco, para o preparo do leite de janaúba, que pode ser encontrado alguns mercados e lojas de produtos naturais.

O nome científico da janaúba é Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel e, apesar de ter diversas aplicações, são ainda necessários mais estudos sobre a janaúba que comprovem os seus efeitos e o seu uso não deve substituir o tratamento médico, além de ser recomendado que a janaúba seja utilizada somente com orientação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a janaúba

A janaúba pode ser ser indicada em diversas situações, como:

  • Febre;
  • Úlceras gástricas;
  • Gastrite;
  • Infecções intestinais;
  • Furúnculo;
  • Fortalecer o sistema imune;
  • Herpes;
  • Artrite.

Além disso, alguns estudos realizados em ratos indicaram que o uso da janaúba foi eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer. No entanto, são ainda necessários mais estudos em pessoas para comprovar o efeito antitumoral da janaúba, assim como os outros efeitos dessa planta.

Como usar o leite de janaúba

O leite de janaúba é a forma mais utilizada de consumo dessa planta, o que é feito a partir do látex que é extraído do tronco da planta. Após a extração do látex, é feita a diluição em água na proporção de 1 para 1. Em seguida, deve-se usar 18 gotas do leite de janaúba em 1 litro de água fria e misturar.

O leite de janaúba pode ser utilizado por via oral, compressas e duchas, sendo importante que o médico seja consultado para evitar sobredosagem, o que pode ser tóxico para o organismo.

Possíveis efeitos colaterais

A janaúba só deve ser utilizada sob orientação medica pois quando utilizada em doses maiores do que as recomendadas pode causar intoxicação no fígado e rins.

Quem não deve usar

A janaúba não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, pois não são conhecidos os efeitos dessa planta no bebê.

Além disso, o uso do leite de janaúba só deve ser feito sob recomendação médica para evitar efeitos tóxicos e interferência no tratamento de algumas doenças, como o câncer, por exemplo.