Iodeto de potássio: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em outubro 2023

Iodeto de potássio é um remédio indicado para problemas respiratórios, como asma, bronquite ou enfisema pulmonar, pois tem ação expectorante que ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação. Além disso, também pode ser indicado nos casos de deficiências nutricionais de iodo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias do Brasil, na forma de xarope, cápsulas ou gotas. Já em outros países, como a Europa, o iodeto de potássio também pode ser encontrado na forma de comprimidos.

O iodeto de potássio deve ser usado somente com indicação médica pois pode causar efeitos colaterais como dor no peito, batimentos cardíacos irregulares ou intoxicação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O iodeto de potássio na forma de xarope é indicado para o tratamento de:

  • Asma brônquica;
  • Bronquite;
  • Enfisema pulmonar;
  • Traqueo-bronquites;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Bronquiectasia.

O iodeto de potássio também pode ser indicado para o tratamento do hipertireoidismo como preparo para a cirurgia para remoção da glândula tireoide, ou para proteger a tireoide dos efeitos da radiação pelo iodo radioativo.

Esse remédio também pode ser indicado como suplementação alimentar para gestantes ou lactantes, no caso de deficiência nutricional de iodo, podendo ser encontrado com os nomes comerciais Iodara ou Iodara Complex, e deve usado somente com indicação do obstetra.

O iodeto de potássio deve ser usado somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

O iodeto de potássio protege contra radioatividade?

O iodeto de potássio pode ser indicado para o tratamento de emergência em casos de exposição à radiação por iodo radioativo. No entanto, o iodeto de potássio não é um remédio que protege contra radioatividade no geral, mas apenas contra o iodo radioativo.

Desta forma, esse remédio é indicado apenas para proteger a tireoide de danos causados pelo iodo radioativo, não protegendo contra outros elementos radioativos, além de poder causar efeitos colaterais e até intoxicação se utilizado com esse fim.

Como tomar

A forma de uso do iodeto de potássio varia de acordo com a condição a ser tratada, assim como da sua apresentação, sendo as principais:

1. Iodeto de potássio xarope 20 mg/mL

O xarope de iodeto de potássio de 20 mg/mL ou 100 mg/5mL (Xarope NEO) deve ser tomado por via oral, com água, nos horários estabelecidos pelo médico para o tratamento de problemas respiratórios.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 15 mL do xarope (1 colher de sopa), tomados até um máximo de 2 vezes por dia, de acordo com as orientações do médico.

No caso de crianças com mais de 2 anos, com problemas respiratórios, o xarope de iodeto de potássio deve ser usado somente com orientação do pediatra e com doses que variam de acordo com a idade da criança.

2. Iodeto de potássio cápsulas 100 mcg e 200 mcg

O iodeto de potássio na forma de cápsulas de 100 mcg ou 200 mcg (Iodara) é indicado como suplemento alimentar antes e durante a gestação e amamentação.

A dose normalmente recomendada durante o período pré concepcional ou na gravidez é de 1 a 2 cápsulas de 100 mcg de iodeto de potássio por dia, ou 1 cápsula de 200 mcg por dia, conforme orientação do obstetra. Durante a amamentação, o médico pode recomendar a dose de 300 mcg por dia.

O iodeto de potássio na forma de cápsulas pode ser encontrado em associação com o metilfolato e ômega-3 (Iodara Complex), também indicado como suplemento alimentar durante a gravidez.

Nesse caso, a dose diária do Iodara Complex é de 1 cápsula marrom (iodeto de potássio) 30 minutos antes do café da manhã, 1 cápsula verde (metilfolato) junto com o almoço e 1 cápsula dourada (ômega 3) junto ao jantar.

3. Iodeto de potássio gotas 100 mcg

O iodeto de potássio 100 mcg/gota é um suplemento alimentar que pode ser indicado para gestantes, lactantes ou lactentes.

As doses normalmente recomendadas durante a gravidez e amamentação são de 20 gotas, 1 vez por dia.

Já para lactentes de 0 a 6 meses, é recomendada a dose de 9 gotas por dia, e para lactentes de 7 a 11 meses 13 gotas por dia, ou conforme orientação do pediatra.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o iodeto de potássio são náuseas, vômitos, dor no estômago, gosto metálico na boca, diarreia, falta de apetite ou dor de cabeça.

O iodeto de potássio pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Nesses casos, deve-se interromper o tratamento e ir imediatamente ao hospital. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso surjam sintomas como febre, cansaço, inchaço no pescoço ou na garganta (bócio), batimentos cardíacos irregulares, dormência, inchaço nas mãos ou nos pés, sangue nas fezes, tosse com sangue ou vômito com aspecto de borra de café.

O uso prolongado ou consumir altas doses do iodeto de potássio podem causar intoxicação, com sintomas como ardor na boca ou na garganta, gosto metálico na boca, dor de dentes ou nas gengivas, excesso de saliva, dor de cabeça intensa. Nesse caso, deve-se buscar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo.

Quem não deve usar

O iodeto de potássio não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação, a menos que recomendado pelo médico para o tratamento de deficiências nutricionais.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao iodo ou qualquer outro componente da fórmula.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas com tuberculose, doença de Addison, bronquite aguda, doenças nos rins, desidratação, níveis elevados de potássio no sangue ou miotonia congênita.

Além disso, o iodeto de potássio não deve ser usado por pessoas com distúrbios da tireoide como bócio multinodular, doença de Graves ou adenoma da tireoide.

Esse remédio também não deve ser usado nos casos de hipertireoidismo sintomático, a menos que o médico tenha receitado o iodeto de potássio para tratar o hipertireoidismo.