Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a infiltração no esporão de calcâneo

A infiltração para esporão no calcâneo consiste na injeção de corticoides diretamente no local da dor, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Este tipo de injeção pode ser feito por um enfermeiro no posto de saúde, mas deve ser sempre receitado um ortopedista.

Este tratamento funciona porque a dor e o desconforto, causados pelo esporão do calcâneo, surgem, maioritariamente, devido à inflamação da fáscia plantar, que é uma banda de tecidos, presente debaixo do pé, que vai desde o calcanhar até aos dedos. Ao utilizar um corticoide diretamente no local, a inflamação da fáscia reduz e a dor que se sente também é aliviada rapidamente.

Como é feita a infiltração no esporão de calcâneo

Quando fazer injeção para esporão

A primeira forma de tratamento para o esporão do calcâneo geralmente consiste em fazer alongamentos diários do pé, usar palmilhas ortopédicas ou tomar remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como a Aspirina ou Naproxeno. Conheça todas as opções de tratamento.

Porém, se estas formas de tratamento não resultarem, ou se o problema for agravando ao longo do tempo, o ortopedista pode aconselhar a injeção de corticoides no local.

Se após algumas semanas ou meses, as injeções também deixarem de fazer o efeito esperado, pode ser necessário recorrer à cirurgia para remover o esporão e deixar de inflamar a fáscia plantar.

Infiltrações no calcanhar curam o esporão?

A única forma forma de curar completamente o esporão do calcâneo consiste em fazer a cirurgia para remover o excesso de osso que está crescendo debaixo do calcanhar.

Já as injeções, ou infiltrações, apenas ajudam a aliviar os sintomas através da redução da inflamação da fáscia plantar. No entanto, quando o efeito passa, a dor pode voltar, já que o esporão continua provocando a inflamação.

Quanto tempo dura o efeito

O efeito da infiltração de corticoide no calcanhar geralmente durante entre 3 a 6 meses, no entanto, esse período varia de acordo com a gravidade do problema e a forma como o organismo de cada pessoa reage. No entanto, para garantir o efeito por mais tempo, é importante manter alguns cuidados como não fazer atividades de alto impacto, como correr ou pular corda, usar palmilhas ortopédicas e fazer alongamentos frequentes do pé.

Veja ainda 4 remédios caseiros que pode usar para prolongar o efeito.

Quando não fazer a infiltração

A injeção de corticoides no calcanhar podem ser feita em quase todos os casos, no entanto, é aconselhado evitar este tipo de tratamento se a dor melhora com outra formas de tratamento menos invasivas ou se existir alergia a algum corticoide, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...