O que você precisa saber?

Infiltração no Joelho combate a Dor e melhora a Artrose

A infiltração consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico dentro da articulação como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé.

Embora a injeção possa ser aplicada em qualquer articulação do corpo estas são comummente mais afetadas pelo desgaste provocado pela artrose e diminuição do líquido sinovial, o que gera ruídos e estalos ao movimenta-las.

Para que serve

As infiltrações dentro das articulações servem para aumentar a quantidade de líquido sinovial, que funcionam como uma espécie de graxa dentro das juntas e por isso são úteis para combater a dor, os ruídos e diminuir a progressão do desgaste articular, em caso de artrose, condromalacia ou após uma cirurgia no menisco, por exemplo.

Infiltração no Joelho combate a Dor e melhora a Artrose

Alguns medicamentos que podem ser usados para infiltrações são:

1. Anestésicos

Os anestésicos geralmente são aplicados em conjunto com os corticoides para alivio da dor logo após sua aplicação e por isso são mais usados em caso de dor aguda, podendo ser realizado antes da realização de um exame, por exemplo.

2. Corticoides

Os corticoides são potentes anti-inflamatórios e podem ser aplicados sozinho ou em conjunto com um anestésico, sendo muito indicados para combater a dor e a inflamação dentro de uma articulação. Uma infiltração com corticoide pode ser realizada a cada 2 meses, mas não é recomendado fazer mais de 2 seguidas porque em excesso pode ser prejudicial.

3. Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é o lubrificante natural que existe dentro das articulações e quando existe uma diminuição desse líquido que cientificamente é chamado de líquido sinovial o médico pode injetar esse ácido dentro da articulação, numa técnica chamada de viscosuplementação. Estas tem um efeito mais prolongado e podem ser aplicadas a cada 6 meses ou 1 ano, sendo necessária 1 aplicação por semana durante 3 a 5 semanas.

Veja os efeitos, as contraindicações e o preço das injeções de ácido hialurônico.

Como é feita

O procedimento de uma infiltração é relativamente simples mas só deve ser realizado pelo médico no consultório médico. Basta aplicar uma anestesia local e logo a seguir aplicar a injeção diretamente no interior da articulação que será tratada.

O procedimento completo de uma infiltração articular dura de 1 a 2 minutos e embora provoque alguma dor, esta é ligeira e suportável.

Efeitos colaterais

Após a aplicação na injeção dentro da articulação é comum haver um pouco de inchaço e dor e por isso é recomendado ficar de repouso para deixar o medicamento atuar. Quem pratica atividade física não deve voltar aos treinos na primeira semana e se for difícil caminhar sem mancar o médico pode sugerir o uso de muletas para não prejudicar a coluna, nem o outro joelho.

A recuperação completa deve surgir em 15 dias, quando pode-se perceber os efeitos da injeção. Após a infiltração a pessoa pode e deve continuar realizando fisioterapia para fortalecer os músculos, melhorar a movimentação das articulações afetadas, diminuir a dor, aumentar a elasticidade e diminuir a progressão da artrose evitando assim a colocação de uma prótese.

Preço

O preço de uma seringa pré-cheia com medicamento para infiltração é de aproximadamente 600 reais, como são necessárias de 3 a 5 seringas, o valor fica aproximadamente 2000 reais por cada ciclo de tratamento, e deve acrescentar ainda o preço da consulta médica.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...