3 passos simples para desinchar a barriga

Independente da causa que está na origem da barriga inchada, como gases, menstruação, prisão de ventre ou retenção de líquidos no corpo, para aliviar em 3 ou 4 dias o desconforto, pode-se adotar estratégias, tais como evitar comer alimentos com muito sal ou temperos prontos, diminuir o consumo de leite, massas e pães em geral e evitar usar açúcares refinados.

Além disso, tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia, também acalma a produção de gases e ajuda na sua eliminação, o que também contribui para a redução do inchaço do abdômen.

A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão. Nesses casos, quando o inchaço é acompanhado de dor muito frequente ou que não alivia completamente, é importante consultar um gastroenterologista para fazer exames e iniciar o tratamento.

Veja no vídeo a seguir mais informações sobre as possíveis causas de barriga inchada e algumas formas para prevenir o inchaço e evitar:

Outros passos simples e que podem ser seguidos no dia a dia para desinchar a barriga são:

1. Fazer uma alimentação saudável

Para reduzir o inchaço é importante ingerir alimentos ricos em fibras e que facilitem a digestão, como legumes, verduras cozidas ou folhosos crus.

Além disso, também é importante reduzir alguns alimentos que contribuam para a formação de gases, evitando ingerir mais do que uma fonte de carboidratos, como macarrão com batata, arroz com batata ou arroz com feijão, por exemplo.

Também é importante reduzir a ingestão de refrigerantes, adoçantes artificiais e bebidas com gás, e evitar o consumo de alimentos processados como salsicha, linguiça e lasanha ou pizzas congeladas, por exemplo. 

Além disso, pode-se também experimentar interromper o consumo de leite durante 4 ou 5 dias, de forma a verificar se o inchaço diminui. Se isso acontecer, existe a possibilidade da pessoa sofrer de intolerância à lactose, que causa gases e diarreia. Além do leite, a intolerância ao glúten também pode provocar gases. Saiba como identificar a intolerância ao glúten.

2. Praticar exercício físico

Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como: 

Exercício 1

3 passos simples para desinchar a barriga

Deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. Este exercício deve ser feito à vez para cada uma das pernas e deve ser repetido entre 20 a 30 vezes para cada perna. 

Exercício 2

3 passos simples para desinchar a barriga

Ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente estendendo os braços. Este exercício permite o alinhamento do final do intestino com o esfincter anal, o que facilita a saída dos gases. 

Saiba como fazer o exercício corretamente no vídeo seguinte: 

3. Consumir probióticos

Para diminuir a formação de gases, comer iogurte natural ou com bífidos ativos diariamente, no café da manha, por exemplo, é uma boa estratégia. Estes iogurtes têm bactérias que regulam a fermentação dos alimentos e a produção de gases.

Além disso, também é possível adicionar na sopa ou bebidas, probióticos em cápsula ou em pó, que se compram nas farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em produtos naturais. Estes probióticos equilibram a flora intestinal, diminuindo o desconforto provocado pelo inchaço e gases.

Caso o inchaço da barriga não esteja a ser causado por uma dificuldade digestiva, intestino preso ou gases, o melhor é procurar um gastroenterologista para que a causa do inchaço possa ser diagnosticada e tratada corretamente. 

Em alguns casos, o inchaço pode ser causado por gravidez ou alguma doença, e nestes casos é comum estarem presentes outros sintomas, sendo recomendado consultar o médico logo que possível. Conheça as causas mais comuns da barriga inchada.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2021.
Mais sobre este assunto: