Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para diminuir a barriga inchada

Independente da causa que está na origem da barriga inchada, como gases, menstruação, prisão de ventre ou retenção de líquidos no corpo, para aliviar em 3 ou 4 dias o desconforto, pode-se adotar estratégias, tais como evitar comer alimentos com muito sal ou temperos prontos, diminuir o consumo de leite, massas e pães em geral e evitar usar açúcares refinados.

Além disso, tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia, também acalma a produção de gases e ajuda na sua eliminação, o que também contribui para a redução do inchaço do abdômen.

A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão. Nesses casos, quando o inchaço é acompanhado de dor muito frequente ou que não alivia completamente, é importante consultar um gastroenterologista para fazer exames e iniciar o tratamento.

O que fazer para diminuir a barriga inchada

1. Fazer uma alimentação saudável

Para reduzir o inchaço é importante ingerir alimentos ricos em fibras e que facilitem a digestão, como legumes, verduras cozidas ou folhosos crus.

Além disso, também é importante reduzir alguns alimentos que contribuam para a formação de gases, evitando ingerir mais do que uma fonte de carboidratos, como macarrão com batata, arroz com batata ou arroz com feijão, por exemplo.

Também é importante reduzir a ingestão de refrigerantes, adoçantes artificiais e bebidas com gás, e evitar o consumo de alimentos processados como salsicha, linguiça e lasanha ou pizzas congeladas, por exemplo. 

Além disso, pode-se também experimentar interromper o consumo de leite durante 4 ou 5 dias, de forma a verificar se o inchaço diminui. Se isso acontecer, existe a possibilidade da pessoa sofrer de intolerância à lactose, que causa gases e diarreia. Além do leite, a intolerância ao glúten também pode provocar gases. Saiba como identificar este problema.

2. Praticar exercício físico

Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como: 

Exercício 1

O que fazer para diminuir a barriga inchada

Deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. Este exercício deve ser feito à vez para cada uma das pernas e deve ser repetido entre 20 a 30 vezes para cada perna. 

Exercício 2

O que fazer para diminuir a barriga inchada

Ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente estendendo os braços. Este exercício permite o alinhamento do final do intestino com o esfincter anal, o que facilita a saída dos gases. 

Saiba como fazer o exercício corretamente no vídeo seguinte: 

Além disso, a caminhada também é um ótimo exercício para ajudar a eliminar o excesso de gases acumulado durante o dia. 

3. Ingerir probióticos

Para diminuir a formação de gases, comer iogurte natural ou com bífidos ativos diariamente, no café da manha, por exemplo, é uma boa estratégia. Estes iogurtes têm bactérias que regulam a fermentação dos alimentos e a produção de gases.

Além disso, também é possível adicionar na sopa ou bebidas, probióticos em cápsula ou em pó, que se compram nas farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em produtos naturais. Estes probióticos equilibram a flora intestinal, diminuindo o desconforto provocado pelo inchaço e gases.

Caso o inchaço da barriga não esteja a ser causado por uma dificuldade digestiva, intestino preso ou gases, o melhor é procurar um gastroenterologista para que a causa do inchaço possa ser diagnosticada e tratada corretamente. 

Em alguns casos, o inchaço pode ser causado por gravidez ou alguma doença, e nestes casos é comum estarem presentes outros sintomas, sendo recomendado consultar o médico logo que possível. Conheça as causas mais comuns da barriga inchada.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem