O ibuprofeno infantil é um remédio que serve para aliviar dores, como de garganta, dente e cabeça, além de reduzir a febre, as dores associadas a gripes e resfriados e após cirurgias.
Por inibir a produção de prostaglandinas, substâncias que provocam inflamação, dor e febre, o ibuprofeno é um anti-inflamatório que ajuda a controlar esses sintomas.
Leia também: Ibuprofeno: para que serve, como tomar, posologia (e efeitos colaterais) tuasaude.com/ibuprofeno-genericoO ibuprofeno infantil é encontrado em farmácias e drogarias na forma de gotas, suspensão oral, comprimidos e cápsulas moles. No entanto, o ibuprofeno infantil só deve ser usado com a indicação e orientação de um médico.
Para que serve o ibuprofeno infantil
O ibuprofeno infantil pode ser indicado para:
- Aliviar dores, como dor de dente, cabeça, garganta e muscular;
- Reduzir a febre;
- Diminuir dores associadas a gripes e resfriados;
- Aliviar a dor após cirurgias em odontologia, ginecologia, ortopedia, traumatologia e otorrinolaringologia.
O ibuprofeno infantil também ajuda a aliviar cólicas menstruais em meninas adolescentes.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que inibe a produção de prostaglandinas, substâncias que causam inflamação, dor e febre.
Leia também: Para que serve o ibuprofeno (e como tomar) tuasaude.com/ibuprofeno-para-que-serveIbuprofeno infantil serve para garganta inflamada?
Sim, o ibuprofeno serve para garganta inflamada, porque este remédio age como anti-inflamatório e analgésico.
Além disso, esse remédio também ajuda a aliviar outros sintomas que podem surgir na garganta inflamada, como febre e dor de cabeça.
Leia também: Ibuprofeno serve para garganta inflamada? tuasaude.com/medico-responde/ibuprofeno-serve-para-garganta-inflamadaIbuprofeno serve para dor de barriga infantil?
O ibuprofeno não é indicado para dor de barriga infantil. Ao contrário, este remédio pode causar diarreia, náuseas e dor no estômago. Confira os remédios indicados para dor de barriga.
Posologia do ibuprofeno infantil
A Posologia e a forma de uso do ibuprofeno infantil varia conforme a apresentação deste remédio.
1. Ibuprofeno gotas 50 mg/mL
O ibuprofeno gotas infantil 50 mg/mL pode ser indicado pelo médico para crianças a partir dos 6 meses de idade.
A dosagem indicada pode variar de 1 a 2 gotas para cada Kg de peso corporal, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia.
A posologia máxima por dose em crianças menores de 12 anos é de 40 gotas (200 mg) e a dose máxima permitida por dia é de 160 gotas (800 mg).
É recomendado agitar o frasco antes de usar o remédio, que pode ser administrado diretamente na boca, usando o conta-gotas do frasco.
Leia também: Ibuprofeno gotas: para que serve, como tomar (e posologia) tuasaude.com/ibuprofeno-gotas2. Ibuprofeno gotas 100 mg/mL
O ibuprofeno gotas 100 mg/mL infantil é recomendado para crianças a partir de 6 meses, devendo ser usado por via oral, diretamente na boca, usando o conta-gotas do frasco. Antes de cada dose, é importante agitar bem o frasco.
A posologia recomendada é de 1 gota para cada Kg de peso corporal, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia.
A dose máxima por dose em crianças com mais de 30 Kg é de 20 gotas (200 mg) e a dose máxima permitida por dia é de 80 gotas (800 mg).
3. Ibuprofeno gotas 200 mg/mL
O ibuprofeno gotas 200 mg/mL, encontrado com o nome comercial Alivium, deve ser usado por via oral após agitar bem o frasco.
A posologia indicada para crianças a partir de 6 meses é de 1 gota para cada 2 quilos de peso corporal, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças com mais de 30Kg não devem ultrapassar a dose máxima de 10 gotas por dose e a dose máxima permitida por dia é de 40 gotas.
4. Ibuprofeno suspensão oral 30 mg/mL
O ibuprofeno suspensão oral de 30 mg/mL é vendido com o nome comercial Alivium.
A dose recomendada para crianças a partir de 6 meses varia de acordo com o peso da criança, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não ultrapassando a dose máxima de 7mL.
Crianças com mais de 30kg não devem ultrapassar a dose máxima de 7mL.
A tabela a seguir indica a quantidade, em mL a ser usada por quilo de peso da criança, considerando a intensidade da febre:
O uso deste remédio deve ser feito somente por um adulto, que deve-se abrir o frasco do medicamento, colocar o adaptador de frasco no bocal remédio e adaptar a seringa dosadora no adaptador de frasco.
Em seguida, virar o frasco e aspirar a medida desejada, puxar cuidadosamente o êmbolo, medindo a quantidade exata em mL, conforme a posologia recomendada pelo médico.
Retirar a seringa dosadora e esvaziá-la a seringa lentamente na boca, com a cabeça inclinada para trás. Por fim, tampar o frasco sem retirar o adaptador, e lavar bem a seringa dosadora com água corrente.
5. Ibuprofeno cápsula mole 400 mg
O ibuprofeno cápsula mole de 400 mg pode ser recomendado pelo médico para crianças acima de 12 anos. Este remédio deve ser tomado sem ser partido, aberto ou mastigado, com um copo de água e durante ou após as refeições.
A posologia indicada é de 1 cápsula mole. Se for necessário essa dose pode ser repetida, com intervalo mínimo de 4 a 6 horas, não devendo-se exceder o total de 3 cápsulas em um período de 24 horas.
6. Ibuprofeno comprimido
A posologia deste remédio, que varia conforme a sua concentração, inclui:
- Ibuprofeno comprimido revestido 300 mg: 1 comprimido de 2 a 3 vezes ao dia, onde 1 comprimido adicional pode ser indicado ao deitar. Para a rigidez matinal, a 1ª dose deve ser tomada logo após as refeições ou com leite. A dose total diária não pode passar de 2400 mg. Para cólica menstrual, tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia desde o início dos sintomas, até o seu desaparecimento;
- Ibuprofeno comprimido de 400 mg: 1 comprimido a cada 6 a 8 horas, não excedendo 2.400mg por dia. Se necessário, o médico pode indicar até 3200 mg por dia. Para dor, pode-se tomar 400 mg a cada 4 a 6 horas. Para cólica menstrual, 400mg a cada 4 horas e para artrite reumatoide, osteoartrite e outras doenças crônicas, tomar 1200 a 3200 mg por dia;
- Ibuprofeno comprimido revestido de 400 mg: 1 comprimido a cada 6 a 8 horas, não ultrapassando 2400 mg por dia em doses divididas. Se for necessário, o médico pode indicar doses maiores, até o máximo de 3200 mg por dia.
O ibuprofeno comprimido pode ser indicado pelo médico para crianças acima de 12 anos.
Este remédio deve ser tomado sem ser partido ou mastigado, com um copo de água e durante as refeições.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais mais comuns com o uso do ibuprofeno infantil são dor de estômago, náuseas, tontura e manchas ou bolhas na pele.
Já as reações menos comuns que podem surgir incluem má digestão, prisão de ventre, perda de apetite, vômitos, diarreia, gases, dor de cabeça, irritabilidade, zumbido no ouvido, coceira na pele e inchaço.
O ibuprofeno infantil também pode causar reações raras e graves, como reações alérgicas graves (anafilaxia), dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, hepatite medicamentosa, insuficiência renal, diminuição da quantidade de urina ou sangue na urina, anemia e diminuição das plaquetas por exemplo.
Por isso, na presença de sintomas de reações raras e graves, deve-se parar imediatamente de usar o remédio e procurar um atendimento médico de urgência.
Quem não pode usar
O ibuprofeno infantil não deve ser usado nas seguinte situações:
- Alergia ao ibuprofeno ou outros componentes deste remédio;
- Histórico de alergia ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- Histórico de asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema ou broncoespasmo induzidos pelo uso de aspirina ou outros anti-inflamatórios;
- Úlcera gastroduodenal ou sangramento gastrointestinal ou histórico de hemorragia ou perfuração gastrintestinal relacionada ao uso de anti-inflamatórios;
- Suspeita de dengue.
Pessoas em tratamento perioperatório na cirurgia de revascularização da artéria coronária ou que tenham insuficiência renal, hepática e cardíaca grave, também não devem usar o ibuprofeno infantil.
Esse remédio não deve ser usado para dor por mais de 7 dias, exceto se for recomendado pelo médico.