O que você precisa saber?

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

A hipovitaminose acontece quando existe a falta de uma ou mais vitamina no organismo, sendo quase sempre causada por uma dieta muito restrita e pobre em alguns alimentos, como acontece com os produtos de origem animal no caso de vegetarianos.

No entanto, a falta de vitaminas também pode acontecer devido a alguns problemas de saúde como problemas no fígado, alterações no intestino ou doenças mais graves como anorexia ou câncer.

1. Falta de vitamina A

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

Embora seja rara, falta de vitamina A pode acontecer quando existe uma redução na ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como leite, queijo, cenoura ou espinafre, por exemplo. Porém, a falta de vitamina A também é comum em pessoas com problemas de fígado ou com síndrome de má absorção, por exemplo.

Principais sintomas: o principal sintoma consiste em alterações nos olhos , como olho seco e manchas, que podem provocar cegueira noturna. Mas além disso, outros sinais incluem gripes e resfriados constantes, pele e boca seca, falta de apetite e dores de cabeça.

Como tratar: o tratamento geralmente é feito com suplementação de vitamina A, que deve ser ingerida todos os dias. No entanto, a quantidade de vitamina A deve ser sempre calculada por um médico ou nutricionista, pois o excesso desta vitamina pode ser tóxico para o organismo.

2. Falta de vitaminas do complexo B

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

As vitaminas do complexo B podem ser divididas em vários subgrupos, e, por isso, a falta de todas as vitaminas do tipo B é bastante rara, acontecendo especialmente nos casos de anorexia, onde a existe a redução acentuada na ingestão de quase todos os alimentos.

As vitaminas do complexo B que mais frequentemente estão em falta são:

  • Vitamina B1

A falta de vitamina B1, também conhecida como beribéri, pode acontecer devido a vários problemas como ingestão reduzida de alimentos com carboidratos, câncer, hipertireoidismo, problemas no fígado ou uso excessivo de remédios diuréticos. Além disso, durante a gravidez também pode existir deficiência desta vitamina, uma vez que é uma fase na vida da mulher onde o corpo necessita de quantidades maiores da vitamina.

Principais sintomas: podem surgir sintomas como fraqueza e cansaço excessivo, cãibras musculares frequentes, mal estar geral, palpitações cardíacas, retenção de líquidos ou falta de memória, por exemplo.

Como tratar: normalmente é utilizada a suplementação desta vitamina durante, pelo menos, 6 meses. No entanto, é recomendado fazer alterações na alimentação, deixando de consumir bebidas alcoólicas e aumentando a ingestão de alimentos ricos na vitamina. Veja uma lista completa de alimentos com vitamina B1.

  • Vitamina B6

Além da ingestão reduzida de alimentos com vitamina B6, a falta desta vitamina também pode acotecer em pessoas com problemas renais, doenças do intestino, artrite reumatoide ou excesso de consumo de álcool.

Principais sintomas: esta vitamina é muito importante para o sistema nervoso, por isso, a sua falta pode causar confusão, depressão, enfraquecimento sistema imune, inchaço da língua, problemas na pele e anemia.

Como tratar: é recomendado o uso de suplementos de vitamina B6, além do aumento da ingestão de alimentos ricos na vitamina, como salmão, frango ou banana, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em vitamina B6.

  • Vitamina B12

A deficiência deste tipo de vitamina é mais frequente em vegetarianos, uma vez que as principais fontes de vitamina B12 são produtos de origem animal, como ovo, carne ou queijo, que não fazem parte das dietas vegetarianas mais restritas. No entanto, a falta desta vitamina também pode acontecer em pessoas com diminuição de fator intrínseco, que é uma substância produzida no estômago que ajuda a absorver a vitamina B12.

Principais sintomas: a falta de vitamina B12 é uma das principais causas de anemia e, dessa forma, alguns sintomas da sua falta no organismo podem incluir cansaço excessivo, perda de peso, formigamento nas mãos e pés, confusão, falta de equilíbrio ou feridas na boca, por exemplo.

Como tratar: é aconselhável fazer alterações na dieta, aumentando o consumo de alimentos ricos nesta vitamina. No entanto, no caso de vegetarianos ou pessoas com falta de fator intrínseco pode ser necessário fazer injeções da vitamina. Saiba mais a falta desta vitamina.

Confira ainda uma lista completa dos sintomas da falta de cada vitamina do complexo B.

3. Falta de vitamina C

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

A vitamina C não pode ser produzida pelo corpo humano e, por isso, deve ser ingerida na alimentação através de alimentos como laranja, espinafre ou tomate. Além disso, pessoas com alterações na absorção intestinal, como no caso de doença de Crohn ou colite ulcerativa, também apresentam um elevado risco de deficiência desta vitamina.

Principais sintomas: os primeiros sinais incluem cansaço, dor muscular e manchas roxas na pele, no entanto, com o agravamento do problema pode surgir inchaço e sangramento das gengivas, infecções recorrentes ou perda de dentes, por exemplo.

Como tratar: além da ingestão de suplementos de vitamina C é necessário aumentar a ingestão de alimentos ricos na vitamina. Veja quais os alimentos com maior concentração de vitamina C.

4. Falta de vitamina D

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

Além da redução na ingestão de alimentos com vitamina D, como o salmão, o ovo ou a sardinha, a falta desta vitamina também pode acontecer quando não existe exposição suficiente ao sol, por exemplo.

Principais sintomas: os sinais mais comuns são dor nos ossos e fraqueza muscular. Porém, ao longo do tempo podem surgir problemas mais graves como doenças cardiovasculares, câncer ou asma severa nas crianças.

Como tratar: deve-se aumentar a ingestão de alimentos com vitamina D e utilizar suplementos desta vitamina D. Além disso, é recomendado aumentar a exposição solar segura, pois o corpo é capaz de produzir vitamina D quando exposto à luz solar. Veja quais os alimentos que deve acrescentar na sua alimentação.

5. Falta de vitamina K

Sintomas dos principais tipos de hipovitaminose e como tratar

A falta de vitamina K é mais frequente nos bebês, sendo provocada por problemas como baixa transmissão da vitamina pela placenta, prematuridade do fígado ou redução da quantidade de vitmaina K pelo lente materno. No entanto, a deficiência de vitamina K também pode acontecer nos adultos com alterações como alcoolismo, síndromes de má absorção ou uso de antibióticos, por exemplo.

Principais sintomas: a falta de vitamina K pode causar sintomas como problemas de coagulação do sangue, sangramentos frequentes e manchas roxas na pele.

Como tratar: é recomendado o uso de suplementos de vitamina K, que devem ser calculados por um médico. Além disso, é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos na vitamina K. Veja a lista de alimentos com mais vitamina K.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...