A alteração na tireoide que geralmente leva à perda de peso designa-se por hipertireoidismo, que é uma doença que se caracteriza pelo aumento da produção de hormônios tireoidianos, que está associada a um aumento do metabolismo. Porém, este aumento do metabolismo, pode causar aumento do apetite, o que, em algumas pessoas pode levar ao aumento de ingestão de alimentos e consequente aumento do peso.
Além disso, embora seja raro, algumas pessoas que sofrem de hipotireoidismo e que fazem tratamento com medicamentos de reposição do hormônio tiroidiano, também podem vir a sofrer perda de peso, principalmente se a dose for superior ao recomendado, o que pode ter graves consequências para a saúde.

Por que acontece?
O hipertireoidismo é uma condição que se caracteriza pelo aumento da produção de hormônios tireoidianos. Níveis altos destes hormônios, por sua vez, levam a um aumento do metabolismo e a um maior gasto calórico, o que conduz, na maior parte das vezes, à perda de peso, a não ser que a pessoa compense este gasto calórico com a alimentação.
Entenda o que é o hipertireoidismo e quais as causas que estão na sua origem.
Quem tem hipertireoidismo pode engordar?
Embora um dos sintomas mais comuns do hipertireoidismo seja a perda de peso, em alguns casos, as pessoas podem engordar.
Isto pode acontecer porque o aumento do metabolismo causado pelo hipertireoidismo também causa um aumento do apetite, o que leva algumas pessoas a comer mais, podendo, em alguns casos, engordar.
Além disso, quando a pessoa inicia o tratamento receitado pelo médico, pode começar a ganhar peso novamente, o que é perfeitamente normal, já que o metabolismo é regulado novamente.
Uma outra causa do aumento de peso em pessoas com hipertireoidismo é a tireoidite, que é uma inflamação da tireoide que pode ser causada pela Doença de Graves, uma doença autoimune, que é uma das causas que está na origem do hipertireoidismo. Saiba identificar os sintomas da doença de Graves e veja como é feito o tratamento.
Quem tem hipotireoidismo pode emagrecer?
Embora um sintoma muito comum do hipotireoidismo seja o aumento de peso, em alguns casos, as pessoas podem emagrecer. Isto acontece porque a medicação que a pessoa está a fazer para o tratamento do hipotireoidismo não está adequadamente ajustada, o que pode ter consequências graves para a saúde. Nestes casos, é necessário voltar ao médico para que ele reduza a dose do remédio.
Além disso, também é importante fazer análises regulares, para avaliar o impacto do medicamento e ir ajustando as doses, consoante a resposta do organismo ao tratamento.