Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Qual alteração na tireóide emagrece?

A alteração na tireoide que geralmente leva à perda de peso designa-se por hipertireoidismo, que é uma doença que se caracteriza pelo aumento da produção de hormônios tireoidianos, que está associada a um aumento do metabolismo. Porém, este aumento do metabolismo, pode causar aumento do apetite, o que, em algumas pessoas pode levar ao aumento de ingestão de alimentos e consequente aumento do peso.

Além disso, embora seja raro, algumas pessoas que sofrem de hipotireoidismo e que fazem tratamento com medicamentos de reposição do hormônio tiroidiano, também podem vir a sofrer perda de peso, principalmente se a dose for superior ao recomendado, o que pode ter graves consequências para a saúde.

Qual alteração na tireóide emagrece?

Por que acontece?

O hipertireoidismo é uma condição que se caracteriza pelo aumento da produção de hormônios tireoidianos. Níveis altos destes hormônios, por sua vez, levam a um aumento do metabolismo e a um maior gasto calórico, o que conduz, na maior parte das vezes, à perda de peso, a não ser que a pessoa compense este gasto calórico com a alimentação.

Entenda o que é o hipertireoidismo e quais as causas que estão na sua origem.

Quem tem hipertireoidismo pode engordar?

Embora um dos sintomas mais comuns do hipertireoidismo seja a perda de peso, em alguns casos, as pessoas podem engordar.

Isto pode acontecer porque o aumento do metabolismo causado pelo hipertireoidismo também causa um aumento do apetite, o que leva algumas pessoas a comer mais, podendo, em alguns casos, engordar.

Além disso, quando a pessoa inicia o tratamento receitado pelo médico, pode começar a ganhar peso novamente, o que é perfeitamente normal, já que o metabolismo é regulado novamente.

Uma outra causa do aumento de peso em pessoas com hipertireoidismo é a tireoidite, que é uma inflamação da tireoide que pode ser causada pela Doença de Graves, uma doença autoimune, que é uma das causas que está na origem do hipertireoidismo. Saiba identificar os sintomas da doença de Graves e veja como é feito o tratamento.

Quem tem hipotireoidismo pode emagrecer?

Embora um sintoma muito comum do hipotireoidismo seja o aumento de peso, em alguns casos, as pessoas podem emagrecer. Isto acontece porque a medicação que a pessoa está a fazer para o tratamento do hipotireoidismo não está adequadamente ajustada, o que pode ter consequências graves para a saúde. Nestes casos, é necessário voltar ao médico para que ele reduza a dose do remédio.

Além disso, também é importante fazer análises regulares, para avaliar o impacto do medicamento e ir ajustando as doses, consoante a resposta do organismo ao tratamento.

Bibliografia >

  • AMERICAN THYROID ASSOCIATION ®. Thyroid & Weight. 2019. Disponível em: <https://www.thyroid.org/wp-content/uploads/patients/brochures/Thyroid_and_Weight.pdf>. Acesso em 18 Jun 2020
  • Luís André Caio Elvas. Doença de Graves – Etiopatogenia, Diagnóstico e Tratamento. Tese ao Mestrado Integrado em Medicina, 2010. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Disponível em: https://eg.uc.pt/bitstream/10316/79714/1/Tese%20final.pdf.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem