Hipertrofia dos cornetos nasais: sintomas, causas e tratamento

Hipertrofia dos cornetos nasais é o aumento das conchas nasais presentes no nariz, que são responsáveis por filtrar o ar da respiração, umedecer e aquecer o ar que chega aos pulmões, resultando em obstrução nasal e sintomas como boca seca, coriza ou ronco, por exemplo.

Os cornetos aumentados pode ser causado por alterações anatômicas das vias nasais, rinite alérgica, sinusite crônica, ou exposição frequente a substâncias irritantes, como a fumaça de cigarro, por exemplo.

O tratamento da hipertrofia dos cornetos nasais é feito pelo otorrinolaringologista e varia de acordo com o grau de hipertrofia, causa e sintomas apresentados, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou cirurgia com o objetivo de promover a desobstrução da cavidade respiratória.

Otorrinolaringologista examinando as cavidades nasais de paciente

Sintomas de hipertrofia de cornetos

Os principais sintomas de hipertrofia de cornetos nasais são:

  • Dificuldade respiratória;
  • Nariz entupido, geralmente alternando entre as narinas;
  • Gotejamento pós-nasal;
  • Dor de cabeça ou dor facial leve;
  • Sensação de pressão no meio da testa;
  • Boca seca ao acordar;
  • Ronco.

Em alguns casos, também podem surgir nariz escorrendo, espirros constantes, ou alteração do olfato ou do paladar.

Os sintomas da hipertrofia dos cornetos nasais podem variar de acordo com sua causa, sendo importante consultar o otorrinolaringologista para realizar o tratamento mais adequado de acordo com sua causa.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hipertrofia dos cornetos nasais é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, de alergias e hábito de fumar, além do exame físico avaliando as estruturas nasais.

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode realizar uma endoscopia nasal que permite visualizar melhor os cornetos nasais, ou ainda exame de imagem, como tomografia computadorizada.

Possíveis causas

As principais causas da hipertrofia dos cornetos nasais são:

  • Alterações anatômicas das estruturas do nariz, como desvio de septo;
  • Rinite alérgica ou rinite vasomotora;
  • Alterações hormonais normais da gravidez ou ciclo menstrual;
  • Menopausa ou terapia de reposição hormonal;
  • Sinusite crônica;
  • Uso excessivo de descongestionantes nasais;
  • Refluxo gastroesofágico.

Além disso, a exposição frequente a substâncias irritantes, como fumaça do cigarro, poluição, cheiros fortes ou trabalhar com vapores de produtos químicos, por exemplo.

Essas condições podem levar ao aumento ou inchaço dos cornetos nasais, obstruindo o fluxo de ar e resultando nos sintomas.

Como é o tratamento

O tratamento para hipertrofia dos cornetos nasais deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista, com o objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a respiração.

Os principais tratamentos para hipertrofia dos cornetos nasais são:

1. Lavagem nasal

A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% pode ser indicada apelo médico para ajudar a fluidificar as secreções nasais, facilitando sua eliminação e aliviando a congestão nasal.

Assista o vídeo com o enfermeiro Manuel Reis sobre como fazer a lavagem do nariz corretamente:

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.499.734 visualizações

2. Evitar o contato com substâncias alergênicas

Quando a hipertrofia dos cornetos nasais é causada pela rinite alérgica, é muito importante evitar o contato com substâncias alergênicas, como poeira, fumaça de cigarro, poluição, mofo, pólen ou pelos de animais, por exemplo.

Leia também: 7 formas naturais de combater a rinite alérgica tuasaude.com/tratamento-natural-para-rinite-alergica

3. Uso de remédios

Os remédios para hipertrofia dos cornetos nasais, como spray de corticoides, ajudam a aliviar a inflamação e, assim, diminuir o tamanho dos cornetos.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de ou descongestionantes nasais, por um curto período de tempo, para aliviar temporariamente a congestão nasal. Veja os principais descongestionantes nasais.

No caso da rinite alérgica, o médico também pode recomendar o uso de antialérgicos orais, como loratadina ou cetirizina, por exemplo.

Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergica

4. Cirurgia

Quando o tratamento com medicamentos não é suficiente ou quando há obstrução significativa da passagem do ar, o médico pode indicar a realização da cirurgia, conhecida como turbinectomia, que pode ser total ou parcial.

Na turbinectomia parcial, apenas uma parte do corneto nasal hipertrofiado é removido, enquanto que na total toda a estrutura é removida.

Outras técnicas cirúrgicas são as turbinoplastias, que reduzem o tamanho das conchas nasais e não as retiram e costumam ter um pós operatório com menos complicações. Entenda como é feita a turbinectomia e como deve ser a recuperação.

Em alguns casos, é preciso também fazer cirurgia para corrigir o desvio de septo e, muitas vezes, esse procedimento é acompanhado pela realização de cirurgia estética.

Vídeos relacionados

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.499.734 visualizações