Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Higiene alimentar: o que é e como deve ser feita

A higiene alimentar diz respeito aos cuidados relacionados ao manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos de modo a diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar, por exemplo.

Assim, é importante lavar bem as mãos antes de mexer nos alimentos, prender os cabelos e evitar usar anéis e relógios, por exemplo, no momento de prepará-los, pois assim evita-se a contaminação dos alimentos e das pessoas.

Higiene alimentar: o que é e como deve ser feita

Como evitar a contaminação

A higiene alimentar leva em consideração o prazo de validade do alimento, condições de armazenamento, tempo de consumo e formas de manuseio do alimento. Dessa forma, é possível evitar qualquer contaminação e preservar o bem-estar das pessoas. Para isso é recomendado:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos;
  • Evitar usar utensílios de madeira na preparação da comida, pois esse tipo de material favorece a proliferação de microrganismos;
  • Na hora de preparar os alimentos, prender os cabelos e não usar anéis, pulseiras, brincos e relógios, por exemplo;
  • Ter atenção à higiene pessoa, fazendo a barba regularmente e mantendo as unhas curtas e limpas;
  • Evitar usar maquiagem na hora de preparar os alimentos;
  • Manter a pia e a cozinha limpas, evitando a proliferação de fungos e bactérias;
  • Lavar bem as frutas, verduras e legumes antes de armazená-los e antes de serem consumidos. Saiba como deve ser a desinfecção dos alimentos;
  • Armazenar os alimentos na temperatura correta para evitar a proliferação de microrganismos. Veja como a geladeira deve ser organizada para evitar contaminação.

É também recomendado evitar consumir comidas de rua, pois na maioria das vezes as condições de higiene não são adequadas, o que pode favorecer a ocorrência de doenças, principalmente a intoxicação alimentar. No caso de comida de rua, o consumo só é recomendado quando se conhece a procedência do alimento.

É importante também lavar as casca dos ovos antes de parti-los, para evitar a possível contaminação com a bactéria Salmonella sp., e evitar deixar a carne descongelando fora do da geladeira.

O que pode acontecer quando não há higiene alimentar?

Caso os cuidados de higiene não sejam implementados no dia-a-dia, o risco de contaminação e doenças é muito grande, podendo causar intoxicação alimentar, por exemplo, que pode ser percebida por mal-estar, enjoo, vômito, dor de barriga, febre, perda de apetite e cólicas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas da intoxicação alimentar.

Na falta de higiene alimentar o risco de infecção por vírus, bactérias e parasitas é muito grande e pode interferir na qualidade de vida da pessoa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar