O que você precisa saber?

Tratamento para hepatite A

O tratamento da hepatite A é feito para aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente. Os principais medicamentos utilizados são para aliviar a dor e a febre, através de analgésicos, como a dipirona, e, também, medicamentos para enjoo, como dimenidrinato ou bromoprida, por exemplo, mas só devem ser utilizados com a indicação médica, para que o funcionamento do fígado não piore ainda mais. 

O vírus desta doença, geralmente, é eliminado pelo organismo naturalmente e, por este motivo, não se utilizam remédios próprios para isto. Normalmente, os sintomas que, na maioria são cansaço, enjoo, dores no corpo e febre baixa, duram cerca de 10 dias, e em cerca 2 meses, a inflamação do fígado causada pelo vírus é curada.

Tratamento para hepatite A

Tratamento natural para hepatite A

Existem algumas formas de ajudar a recuperação da hepatite A:

  • Fazer repouso: descansar o corpo é importante para que ele tenha energia para se recuperar. 
  • Beber pelo menos 2L de água por dia: beber muita água é ideal para hidratar as células e permitir que os órgãos do corpo trabalhem melhor, além de melhorar a circulação e ajudar a eliminar as toxinas que são prejudiciais. 
  • Comer pouco e de 3 em 3 horas: previne o enjoo e vômito, e facilita a absorção dos alimentos pelo corpo. 
  • Evitar alimentos de difícil digestão: alimentos como carnes gordurosas, frituras e alimentos embutidos devem ser evitados para facilitar o trabalho do fígado. Uma alimentação ideal é rica em legumes, verduras e sucos. Veja as melhores dietas no tratamento da hepatite.
  • Não consumir bebidas alcoólicas: o álcool é proibido, porque pode piorar a inflamação do fígado.
  • Beber chás de limão, aipo e alcachofra, por exemplo: estas bebidas são conhecidas por propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias. Mas atenção: não é qualquer tipo de chá que pode ser tomado, pois alguns podem até ser prejudiciais ao fígado, sendo recomendado consultar o médico sobre os chás aconselhados.  
  • Não tomar outros remédios: é importante tomar somente medicamentos receitados pelo médico, para não sobrecarregar o fígado que já está prejudicado, como o paracetamol, por exemplo.

Veja no vídeo a seguir outras dicas sobre o que comer durante o tratamento da hepatite:

Como evitar transmitir a doença

Para evitar contaminar outras pessoas dentro de casa ou no trabalho deve-se lavar sempre as mãos, principlamente após ir ao banheiro, lavar bem os alimentos antes de comê-los e evitar o contato com águas contaminadas por esgoto. 

Saiba todos os cuidados que se deve ter durante o tratamento para evitar a transmissão da doença

Sinais de melhora ou piora

Os sinais de melhora da hepatite A geralmente surgem após cerca de 10 dias do início dos sintomas, com diminuição da febre, do cansaço, do enjoo e da cor amarelada da pele e olhos. No entanto, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como em caso de câncer ou idosos frágeis, os sintomas podem ser mais intensos e demorar mais tempo para melhorar. Nestes casos, também, é mais comum desenvolver a forma mais grave da doença, que é a hepatite fulminante.

Embora seja mais raro, existem casos em que as pessoas podem piorar, manifestando sintomas como vômitos constantes, febre acima de 39ºC, sonolência ou dor intensa abdominal, por exemplo. Nesta caso, deve-se procurar atendimento imediato em pronto socorro.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...