Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Tratamento para hepatite A

Fevereiro 2021

O tratamento da hepatite A é feito para aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente, podendo ser indicado pelo médico o uso de remédios para aliviar a dor, febre e enjoos, além de repouso e hidratação constante.

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite A, o HAV, cuja principal via de infecção é por meio do consumo de água e alimentos contaminados por esse vírus, levando ao aparecimento de sintomas como cansaço, enjoo, dores no corpo e febre baixa que duram cerca de 10 dias. Saiba como identificar os sinais e sintomas de hepatite A.

Tratamento para hepatite A

A hepatite A é uma doença auto-limitada, ou seja, o próprio organismo é capaz de eliminar o vírus naturalmente, havendo desaparecimento dos sintomas após cerca de 10 dias e recuperação completa em mais ou menos 2 meses.

Apesar disso é importante que a pessoa consulte o clínico geral ou infectologista caso apresente qualquer sinal ou sintoma que seja indicativo de hepatite A para evitar que o vírus cause inflamação mais grave no fígado, podendo ser recomendado pelo médico:

1. Medidas caseiras

O tratamento para a hepatite A pode ser feito apenas com medidas caseiras com o objetivo de promover a recuperação mais rápida e favorecer a eliminação do vírus do organismo. Assim, é indicado que a pessoa fique em repouso e beba bastante água durante o dia para hidratar as células e permitir que os órgãos do corpo trabalhem melhor, além de melhorar a circulação e ajudar a eliminar as toxinas que são prejudiciais.

2. Uso de remédios

Apesar da hepatite A conseguir ser resolvida sem ser necessária a realização de tratamento específico, o médico pode indicar o uso de remédios que ajudem a aliviar os sintomas. Assim, pode ser recomendado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e remédios para enjoo.

Além disso, é importante que o tratamento seja seguido de acordo com a orientação do médico e que não sejam outros remédios além dos recomendados, pois assim é possível evitar que aconteça sobrecarga do fígado

3. Alimentação

É importante também ter cuidado com a alimentação durante o tratamento para a hepatite A, sendo importante evitar alimentos muito gordurosos, pois assim é possível prevenir maior inflamação e facilitar a digestão. Além disso é recomendado comer pouco e a cada 3 horas, pois ajuda a prevenir o enjoo e vômito, e facilitar a absorção dos alimentos no organismo. Veja como deve ser a alimentação em caso de hepatite.

É indicado também não consumir bebidas alcoólicas por um período de 6 meses a 1 ano, pois as bebidas alcoólicas podem piorar a inflamação do fígado, agravando os sintomas da hepatite e dificultando a recuperação.

Confira no vídeo a seguir outras dicas sobre o que comer durante o tratamento da hepatite:

Sinais de melhora ou piora

Os sinais de melhora da hepatite A geralmente surgem após cerca de 10 dias do início dos sintomas, com diminuição da febre, do cansaço, do enjoo e da cor amarelada da pele e olhos. No entanto, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como em caso de câncer ou pessoas mais velhas, os sintomas podem ser mais intensos e demorar mais tempo para melhorar. Nestes casos, também, é mais comum desenvolver a forma mais grave da doença, que é a hepatite fulminante.

Embora seja mais raro, existem casos em que as pessoas podem piorar, manifestando sintomas como vômitos constantes, febre acima de 39ºC, sonolência ou dor intensa abdominal, por exemplo. Nesta caso, deve-se procurar atendimento imediato em pronto socorro, pois pode ser indicativo de hepatite fulminante.

Como evitar a transmissão

Apesar dos sintomas da hepatite A desaparecerem em 10 dias, a recuperação só acontece após cerca de 2 meses e durante esse período a pessoa pode transmitir o vírus para outras pessoas. Assim, para evitar a transmissão do HAV para outras pessoas, é importante que a pessoa com hepatite A lave bem as mãos, principalmente após ir ao banheiro. Além disso, é recomendado lavar o banheiro com hipoclorito de sódio ou água sanitária, pois assim é possível evitar que outras pessoas que usam o mesmo ambiente possam ser contaminadas.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hepatite: causas, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite#tratamento>. Acesso em 26 Dez 2019
  • DIREÇÃO GERAL DA SAÚDE. Hepatite A. 2017. Disponível em: <https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n0042017-de-290320171.aspx>. Acesso em 26 Dez 2019
  • SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Hepatites virais. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_M2.pdf>. Acesso em 15 Fev 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. A, B, C, D, E de Hepatites para Comunicadores. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hepatites_abcde.pdf>. Acesso em 15 Fev 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...