Pomada hemovirtus: para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2024

Hemovirtus ​é uma pomada indicada para o tratamento de hemorroidas e varizes nas pernas, pois tem ação analgésica, além de provocar o estreitamento de vasos sanguíneos. 

A pomada Hemovirtus tem como princípios ativos a Hamamelis virginiana L., Davilla rugosa P., Atropa belladonna L., o mentol e o cloridrato de lidocaína, que ajudam a aliviar sintomas como dor, desconforto, sensação de peso no ânus ou nas pernas, ou corrimento anal.

A Hemovirtus está com o registro vencido na Anvisa, sem previsão de ser comercializado novamente, e por isso, não é encontrado em farmácias ou drogarias.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A pomada Hemovirtus é indicada para:

  • Hemorroidas;
  • Varizes.

Essa pomada possui em sua composição substâncias vasoconstritoras e analgésicas, que ajudam a aliviar sintomas de das hemorroidas ou das varizes.

Porque a pomada Hemovirtus está em falta?

A pomada Hemovirtus não se encontra disponível para venda em farmácias, pois está com o registro vencido na Anvisa.

Desta forma, é recomendado consultar o proctologista ou angiologista que podem indicar outras opções re remédios para hemorroidas ou varizes. Veja outras pomadas para hemorroidas.

Marque uma consulta com o proctologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Proctologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar

A pomada Hemovirtus deve ser aplicada diretamente no local a ser tratado de acordo com a recomendação do médico:

1. Hemovirtus para hemorroidas

A pomada Hemovirtus para hemorroidas em adultos deve ser aplicada 2 a 3 vezes por dia, durante 2 a 3 meses, conforme orientação do proctologista.

A pomada deve ser aplicada após evacuação e higiene local, devendo-se também lavar as mãos antes e após seu uso.

Para usar a Hemovirtus na hemorroida interna, deve-se introduzir o aplicador na região anal e espremer a bisnaga para depositar um pouco de pomada dentro do ânus. Em seguida, deve-se retirar o aplicador e lavá-lo com água morna e sabão.

No caso de hemorroidas externas, deve-se aplicar um pouco da pomada Hemovirtus na região anal, diretamente na hemorroida externa, fazendo uma massagem suave, até a completa absorção da pomada.

2. Hemovirtus para varizes

A pomada Hemovirtus para varizes em adultos deve ser aplicada sobre a região com varizes, massageando levemente, após lavar a região com água e sabonete e secar bem.

A posologia deve ser orientada pelo angiologista e o tempo de tratamento pode ser de 2 a 3 meses.

É importante que o uso da pomada Hemovirtus seja feito de acordo com a orientação do médico, pois assim é possível garantir a melhora das varizes e/ou hemorroidas e evitar os efeitos colaterais que podem surgir em pessoas que são mais sensíveis aos componentes da fórmula.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da pomada Hemovirtus são boca e pele secas, vermelhidão, coceira e inchaço local, além de, nos casos mais graves, poder haver alterações cardíacas e dificuldade para respirar.

Esses efeitos colaterais são mais frequentes de acontecer em crianças e idosos devido à maior sensibilidade aos componentes da fórmula. 

Quem não deve usar

O uso da pomada Hemovirtus é contraindicado para pessoas que possuem sensibilidade a qualquer componente da fórmula, possuem doenças cardíacas, doença de Chagas ou aumento da próstata.

Além disso, essa pomada não é indicada para mulheres grávidas ou por pessoas que possuem estreitamento no piloro, que é uma situação relacionada com o refluxo, ou íleo paralítico, que corresponde a uma alteração intestinal.