12 principais sintomas de H3N2 (com teste online)

Os principais sintomas de gripe H3N2 são febre alta nos primeiros dias, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, espirros, coriza e nariz entupido, por exemplo, sendo mais intensos nos dois primeiros dias de sintomas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na suspeita de H3N2, é importante ficar em isolamento, repousar e beber bastantes líquidos durante o dia para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas e favorecer a recuperação.

Além disso, para aliviar os sintomas, pode ser também indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos. Conheça mais sobre a gripe H3N2 e seu tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de H3N2

Os principais sintomas de gripe H3N2 são:

  1. Febre alta nos primeiros dias, acima de 38ºC;
  2. Dor de garganta;
  3. Tosse;
  4. Dor de cabeça;
  5. Dor no corpo, principalmente nas articulações;
  6. Espirros, coriza e nariz entupido, em alguns casos;
  7. Calafrios;
  8. Perda de apetite;
  9. Náuseas e vômitos;
  10. Mal-estar geral;
  11. Irritação nos olhos;
  12. Diarreia, principalmente em crianças.

Os sintomas de gripe H3N2 normalmente são mais intensos durante as primeiras 48 horas e podem aparecer entre 3 a 5 dias após o contato com o vírus, que corresponde ao período de incubação do vírus, podendo a pessoa transmitir o vírus ainda durante esse período ou após o início dos sintomas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Teste online de sintomas

Para saber o risco de estar com a gripe causada pelo vírus H3N2, selecione no teste a seguir os sintomas apresentados:

  1. 1. Febre acima de 38º C
  2. 2. Dor de garganta
  3. 3. Tosse frequente
  4. 4. Dor de cabeça
  5. 5. Esprirros, coriza e/ ou nariz entupido
  6. 6. Dor no corpo
  7. 7. Perda de apetite
  8. 8. Cansaço e mal estar geral

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o infectologista ou clínico geral.

Diferença entre COVID-19 e H3N2

As principais diferenças entre a COVID-19 e a gripe H3N2 são:

Características COVID-19 Gripe H3N2
Causa Vírus SARS-CoV-2 Vírus Influenza A (subtipo H3N2)
Início dos sintomas Iniciam-se de forma gradual, podendo ficar mais intensos à medida que o tempo passa e podem ser persistentes, dependendo do sistema imunológico da pessoa Mais intensos nas primeiras 48 horas, melhorando ao longo do tempo, mesmo que não seja realizado tratamento e costumam durar até 10 dias
Febre Frequente, mas pode ser moderada Febre alta que surge de repente
Dor de cabeça e/ou dor muscular Comum Comum, porém mais intensa
Tosse Tosse seca ou com catarro, geralmente persistente Tosse seca, sendo mais intensa no início
Sintomas gastrointestinais Diarreia ou náuseas, principalmente em crianças Vômitos, diarreia ou perda de apetite, principalmente em crianças
Evolução Pode evoluir para insuficiência respiratória Pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave, principalmente em crianças, idosos, grávidas ou pessoas com o sistema imune enfraquecido.

Além disso, na COVID-19 é ainda possível que exista perda do olfato e paladar, falta de ar, cansaço excessivo e dificuldade respiratória, o que não é observado em caso de H3N2, cujos sintomas são mais brandos e incluem dor e inflamação na garganta, tosse e nariz entupido, por exemplo. Veja mais sobre a diferença entre COVID-19, gripe e resfriado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do H3N2 é feito pelo infectologista, clínico geral ou pediatra através da avaliação dos sintomas e exame físico.

Além disso, o médico pode recolher uma amostra da secreção nasal, para ser analisado no laboratório, identificar o vírus H3N2, e confirmar o diagnóstico.

Esse exame também ajuda a descartar condições com sintomas semelhantes, como COVID-19, Influenza A e B, vírus sincicial respiratório, adenovírus, rinovírus ou enterovírus, por exemplo.

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de infecção pelo H3N2, é recomendado consultar o médico, principalmente no caso de crianças, idosos, gestantes e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, para diagnóstico correto e tratamento adequado.

Além disso, é recomendado ficar em isolamento por cerca de 7 a 10 dias para prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas.

Deve-se ainda ficar em repouso, beber bastantes líquidos durante o dia e ter uma alimentação leve e de fácil digestão, podendo ser também indicado fazer uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.

Como prevenir

Para prevenir a infecção pelo H3N2 e a sua transmissão, além do isolamento, é recomendado que seja feito o uso de máscaras faciais, que as mãos sejam desinfetadas e lavadas regularmente e que sejam evitados ambientes com muitas pessoas e com pouca circulação de ar.

É recomendado também manter o distanciamento social e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.

A vacinação contra a gripe também é uma forma de prevenir a ocorrência de H3N2, principalmente casos graves, que pode acontecer com maior facilidade em idosos, crianças e pessoas com comorbidade. Veja mais sobre a vacinação da H3N2.

Vídeos relacionados

Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

12:17 | 606.576 visualizações