Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba Tudo Sobre as Lentes de Contato

As lentes de contato consistem numa alternativa segura ao uso de óculos de grau, desde que usadas sob indicação médica e seguindo as regras de limpeza e cuidados para evitar infecções ou outros problemas na visão. 

Quando comparadas com os óculos de grau, as lentes de contato apresentam vantagens pois não ficam embaçadas, não pesam ou escorregam e são mais confortáveis para quem pratica atividade física, porém o seu uso pode aumentar o risco de conjuntivite, olhos vermelhos e ressecados ou de úlceras na córnea, por exemplo. Além disso, o uso de lentes pode causar algumas dúvidas e inseguranças, esclareça as suas dúvidas em Mitos e Verdades Sobre as Lentes de Contato.

Saiba Tudo Sobre as Lentes de Contato

Vantagens e desvantagens das lentes de contato

O uso de lentes de contato apresenta as suas vantagens e desvantagens, quando comparado com o uso de óculos de grau, que devem ser sempre tidas em consideração: 
 

VantagensDesvantagens
Não ficam molhadas ou embaçadasPodem rasgar facilmente se forem mal manipuladas
Não existem reflexos incomodativos ou distorções na imagemPodem deixar os olhos secos e irritados
Não pesam ou escorregamTêm maior rico de infecções ou de complicações nos olhos em comparação com os óculos de grau
Facilitam a prática de atividades física e eliminam o risco de partirNecessitam de cuidados diários e manutenção constante
Dão uma aparência natural e aumentam a autoestimaSão mais dispendiosas que os óculos

Além disso, as lentes de contato corrigem não só a miopia, mas também o astigmatismo e hipermetropia, a dificuldade em enxergar de perto, e podem ser usadas por qualquer pessoa em qualquer idade, inclusive por crianças e adolescentes. 

Que Problemas de Saúde podem Causar

Conjuntivite, terçol, olhos vermelhos ou olhos ressecados são algumas das complicações que podem surgir devido ao uso de lentes contato, porém nenhuma delas é grave e podem ser tratadas num curto espaço de tempo. 

Saiba Tudo Sobre as Lentes de Contato

Em casos mais graves, podem também surgir outras complicações oculares como úlceras na córnea ou ceratite ulcerativa em pessoas que fazem um uso prolongado de lentes, que não respeitam a higiene recomendada ou que costumam dormir de lentes. Estes problemas quando não tratados corretamente, podem provocar cegueira permanente.

Assim quando surgem sintomas como coceira, vermelhidão, lacrimejamento,  sensação de desconforto no olho e alterações na visão, deve interromper imediatamente o uso das lentes de contato e consultar o oftalmologista, para que o problema possa ser identificado e tratado. Veja as principais causas e o que fazer em caso de dor nos olhos.

Como Comprar e Escolher as Lentes de Contato

Para comprar lentes de contato deve começar por consultar um médico oftalmologista para que ele possa avaliar a sua visão e indicar qual a graduação necessária e qual o melhor tipo de lente para o seu caso. 

As lentes de contato podem ser compradas em óticas ou lojas on-line e geralmente são diárias, quinzenais, mensais ou anuais, tendo uma validade de 1 dia, 15 dias, 1 mês ou 1 ano. Além disso, existem lentes produzidas com diferentes materiais, que se adaptam e reagem de diferentes formas no olho.

É muito importante que as lentes escolhidas sejam confortáveis e que se adaptem bem ao olho, e que não esteja presente a sensação de corpo estranho no olho. Quanto menor for a duração da lente mais segura ela se torna, pois o risco de surgirem infeções, complicações ou de se desenvolverem bactérias prejudiciais é menor. Porém, quanto menos tempo dura a lente mais cara ela se torna, e este investimento nem sempre é possível ou necessário, pois as lentes mensais quando utilizadas corretamente fazendo a higiene necessária e respeitando os tempos de utilização, também são seguras. 

Saiba Tudo Sobre as Lentes de Contato

Limpeza e Cuidados com as Lentes de Contato

Quem usa regularmente lentes de contato é importante que tenha algumas regras de limpeza e cuidados para evitar infecções ou outros problemas, que incluem: 

  1. Lavar bem as mãos com sabonete líquido anti bacteriano e secar com papel ou com uma toalha sem fiapos, antes de tocar nos olhos ou nas lentes; 
  2. A solução desinfetante do estojo de lentes deve ser trocada sempre que necessitar guardar lentes, enxaguando bem com solução nova para remover bem os resíduos. Além disso deve colocar primeiro a solução no estojo e só depois a lente. 
  3. As lentes devem sempre ser manipuladas uma de cada vez, para evitar confusões ou trocas, pois é comum os olhos não terem a mesma graduação. 
  4. Sempre que retira a lente, deve colocar na palma da mão, adicionar algumas gotas de solução desinfetante e com a ponta do dedo deve esfregar delicadamente a parte da frente e a parte de trás de cada lente de modo a limpar bem a sua superfície. Depois disso deve enxaguar novamente as lentes com mais algumas gotas de líquido e só depois deve guardar no estojo. 
  5. Sempre que estiver a utilizar as lentes, deve lavar o estojo com solução desinfetante de lentes, deixando-o secar ao ar livre de cabeça para baixo e sobre um tecido limpo.
  6. Se não utiliza as suas lentes todos os dias, deve trocar a solução do estojo pelo menos 1 vez por dia. 

Além disso, também é importante relembrar que as lentes de contato não devem ser utilizadas mais de 8 horas seguidas e que estas devem ser colocadas e retiradas dos olhos seguindo alguns passos recomendados. Conheça o passo a passo em Cuidados para colocar e retirar Lentes de Contato.

Outro cuidado importante inclui substituir o estojo das lentes mensalmente, para evitar o acumulo de impurezas e contaminações.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...