Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Low Poo e quais os produtos liberados

A técnica Low Poo consiste na substituição da lavagem do cabelo com um shampoo comum por um shampoo sem sulfatos, silicones ou petrolatos, que são demasiado agressivos para os fios, deixando-os ressecados e sem brilho natural.

Para quem adota este método, nos primeiros dias pode notar que o cabelo fica menos brilhante, mas com o tempo, vai-se tornando mais saudável e bonito.

O que é Low Poo e quais os produtos liberados

Em que consiste a técnica

Para iniciar este método é importante conhecer os ingredientes que devem ser evitados e seguir os seguintes passos:

1. Excluir ingredientes proibidos

O primeiro passo para iniciar o método Low Poo, é necessário colocar de parte todos os produtos capilares com ingredientes proibidos como silicones, petrolatos e sulfatos.

Além disso devem-se higienizar pentes, escovas e grampos de forma a remover todos os resíduos. Para isso, tem que se utilizar um produto com sulfatos que tem a capacidade de remover petrolatos e silicones desses objetos, no entanto não pode ter esses ingredientes na composição.

2. Lavar uma última vez o cabelo com sulfatos

Antes de começar a utilizar um shampoo livre de ingredientes nocivos, deve-se lavar uma última vez o cabelo com um shampoo com sulfatos mas sem petrolatos ou silicones, porque este passo serve exatamente para eliminar resíduos desses componentes, que os shampoos usados no  método Low Poo não são capazes de fazer.

Se for necessário, pode fazer-se mais de uma lavagem para que não reste nenhum resíduo.

3. Escolher produtos capilares adequados

O último passo é escolher shampoos, condicionadores ou outros produtos capilares que não tenham na sua composição sulfatos, silicones, petrolatos, e caso se justifique, parabenos.

Para isso, o ideal é levar uma lista de todos os ingredientes a evitar, que podem ser consultados de seguida.

Algumas marcas de shampoo que já não contêm nenhum desses ingredientes são o Shampoo Low Poo Meus cachos da Novex, Less Poo Shampoo suave da Yamá, Low Poo Shampoo Botica Bioextratus ou o Elvive Óleo Extraordinário Low Shampoo da L'Oreal, por exemplo.

O que é Low Poo e quais os produtos liberados

Quais os ingredientes proibidos

1. Sulfatos

Os sulfatos são agentes de lavagem, também conhecidos por detergentes, que são muito potentes porque abrem a cutícula do cabelo para eliminar a sujeira. No entanto, também retiram a hidratação e os óleos naturais do cabelo, deixando-os ressecados. Veja aqui o que é e para que serve o shampoo sem sulfatos.

2. Silicones

Os silicones são ingredientes que atuam formando uma camada por fora do fio, chamado de filme protetor, que é uma espécie de barreira que impede que os fios recebam hidratação, dando apenas a sensação de que o cabelo está mais hidratado e brilhante.

3. Petrolatos

Os Petrolatos funcionam de uma forma muito semelhante aos silicones, formando uma capa por fora dos fios sem os tratar e impedindo também a hidratação do cabelo. O uso de produtos com petrolatos pode levar à sua acumulação nos fios de uma forma prolongada.

4. Parabenos

Os parabenos são conservantes muito usados em cosmética, porque evitam a proliferação de microorganismos, garantindo que os produtos durem mais tempo. Embora haja muitas pessoas que excluem os parabenos do método Low Poo, eles podem ser usados porque além de não haver estudos suficientes que comprovem os seus efeitos nocivos, eles são também facilmente eliminados.

Na seguinte tabela estão listados os principais ingredientes que devem ser evitados no método Low Poo:

SulfatosPetrolatosSiliconesParabenos

Sodium Laureth Sulfate

Óleo mineralDimeticoneMetilparabeno

Sodium Lauryl Sulfate

Parafina líquidaDimeticonolPropilparabeno

Sodium Myreth Sulfate

IsoparafinaFeniltrimeticoneEtilparabeno

Ammonium Laureth Sulfate

PetrolatoAmodimeticoneButilparabeno

Ammonium Lauryl Sulfate

Cera microcristalina  

Sodium C14-16 Olefin Sulfonate

Vaselina  

Sodium Myreth Sulfate

Dodecano  

Sodium Trideceth Sulfate

Isododecano  

Sodium Alkylbenzene Sulfate

Alcano  

Sodium Coco-sulfate

Poliisobuteno hidrogenado  

Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate

   

Dioctyl Sodium Sulfosuccinate

   

TEA Lauryl Sulfate

   

TEA dodecylbenzenesulfonate

   

Efeitos indesejáveis

Inicialmente, nos primeiros dias, esta técnica pode deixar o cabelo com um aspeto pesado e sem brilho devido à ausência de ingredientes que geralmente dão um aspeto brilhante ao cabelo. Além disso, pessoas com cabelos oleosos podem ter mais dificuldade na adaptação ao método Low Poo e por isso algumas pessoas voltam ao método tradicional.

É importante que as pessoas que iniciam um método Low Poo saibam que passado algum tempo, ao excluírem ingredientes nocivos da sua rotina diária, a médio e longo prazo vão ficar com um cabelo mais saudável, hidratado e brilhante.

O que é Low Poo e quais os produtos liberados

O que é o método No Poo

O No Poo é um método em que não se utiliza nenhum shampoo, nem os Low Poo. Nestes casos, as pessoas lavam o cabelo apenas com condicionador, também sem sulfatos, silicones e petrolatos, cuja técnica tem o nome de co-wash.

No método Low Poo também se pode alternar a lavagem do cabelo com shampoo Low Poo e condicionador.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...