Shampoo sem sulfato: o que é, para que serve e quando é indicado

Atualizado em fevereiro 2023

O shampoo sem sulfato é um tipo de shampoo que não contém sais de sulfato, como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou lauril sulfato de amônio, sendo indicado para cabelos secos, frágeis ou quebradiços porque não agride tanto os fios como um shampoo comum.

Os sais de sulfato no shampoo são detergentes responsáveis por fazer a espuma, e a limpar os fios e o couro cabeludo de forma mais profunda removendo sua oleosidade natural. No entanto, esse sais podem deixar os cabelos mais ressecados e quebradiços, e em pessoas mais sensíveis, pode causar irritação ou coceira no couro cabeludo.

Desta forma, o shampoo sem sulfato, também conhecido como shampoo low poo ou shampoo no poo, limpa o cabelo, mantendo a oleosidade natural do couro cabeludo e evitando o ressecamento dos fios, podendo ser encontrados em supermercados, farmácias ou drogarias, em diferentes marcas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O shampoo sem sulfato serve para limpar os cabelos, sem ressecar os fios e mantendo a hidratação e a oleosidade natural do couro cabeludo. Além disso, esse shampoo evita alergias ou irritação no couro cabeludo, em pessoas mais sensíveis.

Isto porque os shampoos sem sulfato, não contém sais de sulfato na sua composição, que têm ação detergente. Desta forma não formam espuma e não removem a oleosidade natural do cabelo e do couro cabeludo, limpando sem agredir os fios.

Quando é indicado

O shampoo sem sulfato é indicado nas seguintes situações:

  • Cabelo seco ou ressecado;
  • Cabelo frágil;
  • Cabelo cacheado ou crespo;
  • Cabelos tratados quimicamente, com alisamentos, escova progressiva ou tinturas;
  • Cabelo com frizz;
  • Alergias no couro cabeludo.

Além disso, por não conter sulfatos na sua composição, que tem uma ação detergente intensa, o shampoo sem sulfato ajuda a manter a cor do cabelo tingido, deixando-os menos desbotados.

Como escolher

O shampoo sem sulfato geralmente apresenta substâncias ativas naturais, como óleo de coco, mel, arginina, manteiga de murumuru ou algas vermelha e marrom, que não agridem os fios e mantêm a hidratação dos cabelos.

Alguns exemplos de shampoo sem sulfato são:

  • Shampoo Low Poo Botica Cachos Perfeitos Bio Extratus;
  • Natura Lumina Low Poo e No Poo;
  • Shampoo Liso, Leve e Solto Lola Cosmetics;
  • Shampoo Low Poo Dr Ricino Novex;
  • Shampoo Beauty Care Less Poo Yamasterol; 
  • Truss Curly Low Poo Shampoo;
  • Deva Curl Shampoo Low Poo Original.

Esses shampoos podem ser encontrados em supermercados, farmácias, drogarias ou salões de beleza, com as indicações shampoo baixo poo ou low poo, que significa baixas quantidades de sulfato, ou shampoo no poo, que não contém nenhuma quantidade de sulfatos.

De qualquer forma, é recomendado sempre ler o rótulo do shampoo para verificar se possui escrito "não contém sulfatos", "baixo sulfato" ou "zero sulfatos", por exemplo.

Qual a diferença entre shampoo sem sal e shampoo sem sulfato

Shampoo sem sal e shampoo sem sulfato não é exatamente a mesma coisa porque apesar destas duas substâncias serem sais que a indústria cosmética adiciona ao shampoo, eles tem funções diferentes.

O shampoo sem sal, se refere a retirada do cloreto de sódio de sua composição, o que é bom para quem tem cabelo seco ou ressecado, porque deixa o cabelo ressecado e causar irritação ou descamação no couro cabeludo principalmente de que tem o cabelo fino, encaracolado ou crespo.

Já o shampoo sem sulfato, não possui sais de sulfato na sua composição, como o lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou lauril sulfato de amônio, que são um outro tipo de sal, que também resseca os fios.

Por isso, quem tem o cabelo fino, frágil, quebradiço, sem brilho ou ressecado pode optar por comprar shampoo sem sal ou shampoo sem sulfato, porque terá benefícios.

Vídeos relacionados