Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Guaraná

O Guaraná é uma planta medicinal da família das Sapindánceas, também conhecida como Uaraná, Guanazeiro, Guaranauva, ou Guaranaína, muito utilizada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e falta de apetite.

O guaraná é uma planta muito comum na Amazônia, sendo que seu fruto é frequentemente utilizado em todo o território brasileiro para fazer sucos ou misturado com outros alimentos para aumentar os níveis de energia.

O nome científico do Guaraná é Paullinia cupana e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, na sua forma natural, em pó ou em forma de fruto.

Guaraná
Guaraná

Para que serve o Guaraná

O Guaraná serve para ajudar no tratamento de dores de cabeça, depressão, cansaço físico e mental, diarreia, dor muscular, estresse, impotência sexual, dor de estômago e prisão de ventre.

Propriedades do Guaraná

As propriedades do Guaraná incluem sua ação estimulante do apetite, energética, tônica, estimulante, analgésica, antidiarreica e adstringente.

Modo de uso do Guaraná

As partes usadas do Guaraná são suas sementes ou frutos em forma de pó para fazer chás ou sucos, por exemplo.

  • Chá de Guaraná para cansaço: diluir 4 colheres (de chá) de guaraná em 500 mL de água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Beber 2 a 3 xícaras por dia.

Além disso, o Guaraná também pode ser vendido em forma de cápsulas, que devem ser ingeridas de acordo com a orientação do médico.

Efeitos colaterais do Guaraná

Os efeitos colaterais do Guaraná incluem dor de estômago, náuseas, dor de cabeça, agitação, tremores ou insônia, quando consumido em excesso.

Contraindicações do Guaraná

O Guaraná está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar e pacientes com problemas cardíacos, doenças renais, hiperfunção da hipófise ou com transtornos psicológicos, como ansiedade ou pânico.

O açaí também é muito utilizado juntamente com o guaraná, por ser rico em antioxidantes e prevenir doenças como o câncer, por isso veja todos os benefícios do açaí.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...