Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Maconha: quais os efeitos, benefícios e malefícios da planta medicinal

A maconha, também conhecida por marijuana, é obtida de uma planta com o nome científico Cannabis sativa, que tem na sua composição diversas substâncias, entre elas o tetraidrocanabinol (THC), principal substância química com efeitos alucinógenos, que é o que leva a droga a ser utilizada de forma recreativa.

Além do THC, outro canabinoide presente na maconha é o canabidiol (CBD), que não possui efeitos alucinógenos, mas segundo vários estudos, pode proporcionar diversos benefícios terapêuticos. 

O consumo de maconha é proibido no Brasil, porém, em alguns casos, o canabidiol, que é uma substância extraída da planta da maconha, pode ser usado para fins terapêuticos, mediante autorização específica.

Maconha: quais os efeitos, benefícios e malefícios da planta medicinal

Quais os benefícios da maconha

Nos últimos anos, estudos têm demonstrado diversas propriedades terapêuticas de algumas das substâncias presentas na maconha, nomeadamente do canabidiol, tendo sido adotado como opção farmacológica em alguns países. Embora não sejam ainda amplamente utilizados, alguns dos componentes da maconha têm comprovadas várias utilidades clínicas, como:

  • Tratamento da dor;
  • Alívio das náuseas e vômitos causados por quimioterapia;
  • Estimulante do apetite em pacientes com AIDS ou câncer;
  • Tratamento das convulsões em pessoas com epilepsia;
  • Tratamento da rigidez muscular e dor neuropática em pessoas com esclerose múltipla;
  • Analgésico em doentes terminais com câncer;
  • Tratamento da obesidade;
  • Tratamento da ansiedade e depressão;
  • Diminuição da pressão intraocular, útil nos casos de glaucoma;
  • Atividade anti tumoral e anti-inflamatória.

Existe um medicamento com canabidiol que já é comercializado no Brasil, como o nome Mevatyl, e que está indicado para o tratamento dos espasmos musculares em pessoas com esclerose múltipla. Além disso, também é possível importar outros medicamentos com esta substância, com devida autorização. Saiba mais sobre os remédios com canabidiol.

Maconha: quais os efeitos, benefícios e malefícios da planta medicinal

Efeitos da maconha 

Os efeitos da maconha variam de pessoa para pessoa, conforme a experiência do usuário, a quantidade usada e o ambiente em que é consumida, além da pureza e da potência da droga. Quando é fumada, a maconha pode provocar efeitos em poucos minutos, como euforia leve, com distorções do tempo, do espaço e do senso de organização do próprio corpo, desorganização dos processos mentais, distúrbios de memória, falta de atenção e, em alguns casos, a pessoa pode sentir-se mais valorizada e com maior capacidade para socializar. 

Além disso, e simultaneamente aos efeitos que levam a pessoa a usar a droga, pode ainda surgir tontura, distúrbios de coordenação e de movimento, sensação de peso nos braços e pernas, secura na boca e na garganta, vermelhidão e irritação nos olhos, aumento da frequência cardíaca e aumento do apetite.

Cuidados a ter com o uso

O consumo de maconha apresenta muitos riscos para a saúde, sendo proibido no Brasil, porém, muitas pessoas continuam fumando esta droga. Nestes casos, essas pessoas devem ter especial atenção ao seguinte:

  • Evitar misturar maconha com álcool ou outras drogas;
  • Procurar lugares calmos e evitar situações de conflito;
  • Evitar consumir a droga quando é necessário estudar, trabalhar ou tomar decisões importantes;
  • Evitar dirigir quando se consome maconha, procurando andar a pé ou viajar de transportes públicos;
  • Se depois ou durante o consumo, a pessoa se sentir deprimida, triste ou ansiosa, deve evitar consumir novamente, para não agravar a situação;
  • Ter cuidado com as pessoas com quem usar a droga, mas evitar fazê-lo sozinho;

Além disso, se a pessoa se sentir mal durante o consumo de maconha, deve procurar ajuda do médico o mais brevemente possível.

Maconha: quais os efeitos, benefícios e malefícios da planta medicinal

Efeitos colaterais indesejáveis

Alguns dos efeitos colaterais imediatos e mais comuns associados ao consumo da maconha são aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e alterações no fluxo cerebral. Além disso, pessoas que usam maconha regularmente por algum tempo, podem sofrer distúrbios de memória e habilidade de processar informações complexas, distúrbios do sistema respiratório, pela constante presença da fumaça nos pulmões, aumento do risco de desenvolver câncer de pulmão.

É importante ainda referir que a maconha, se usada com frequência, torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de depressão grave, transtornos psicóticos e deficiências cognitivas irreversíveis, e causa tolerância e dependência psíquica.

A maconha é tanto mais prejudicial quanto mais cedo a pessoa começa a usar, quanto mais crônico for o seu consumo e caso tenha havido exposição intra-uterina, ainda durante a gestação, à substância. Saiba mais sobre os efeitos que a maconha tem para a saúde a curto e a longo prazo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem