Griffonia simplicifolia: para que serve e como usar

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

A Griffonia simplicifolia é uma planta medicinal indicada para auxiliar no tratamento da depressão, ansiedade, problemas para dormir ou perda de peso, pois é rica em 5-hidroxitriptofano, que é uma substância precursora da serotonina, um neurotransmissor responsável regular o humor, o bem-estar e o sono.

As partes normalmente utilizadas dessa planta medicinal, também conhecida como Griffonia, são principalmente as sementes, mas suas folhas podem ser usadas, para o preparo de cápsulas ou chá.

A Griffonia simplicifolia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ervanárias, e deve ser usada com orientação do médico ou de um profissional especializado em plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações da Griffonia simplicifolia são:

1. Combater a depressão

Griffonia simplicifolia pode ajudar a combater a depressão pois é rica em 5-hidroxitriptofano (5-HTP), que é um aminoácido essencial que estimula a produção de serotonina no corpo.

No entanto, o uso dessa planta não substitui o tratamento com remédios e/ou psicoterapia indicados pelo psiquiatra. Saiba como é feito o tratamento da depressão.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Regular o sono

Griffonia simplicifolia contém 5-hidroxitriptofano que é importante para a produção de serotonina e melatonina, que são hormônios que o corpo produz de forma natural e que estão relacionados com o humor, bem-estar e sono.

Desta forma, essa planta pode ajudar a regular o sono, combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono.

3. Controlar a ansiedade

Por conter 5-hidroxitriptofano, que é uma substância precursora da serotonina, que participa de diversas funções do sistema nervoso central, como o humor, sono e relaxamento, a Griffonia simplicifolia pode ajudar a diminuir a ansiedade e a combater o estresse. Veja outros benefícios do 5-HTP.

4. Aliviar os sintomas da fibromialgia

Griffonia simplicifolia pode ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia, como dor muscular ou cansaço excessivo, por exemplo.

Isto porque a fibromialgia pode estar associada à níveis baixos de serotonina no corpo e essa planta medicinal, por conter 5-hidroxitriptofano, pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina no corpo, aliviando os sintomas da fibromialgia. Confira os principais sintomas da fibromialgia.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

5. Aliviar a dor de cabeça

Devido ao 5-hidroxitriptofano na sua composição, a Griffonia simplicifolia pode ajudar a aliviar a dor de cabeça e a prevenir crises de enxaqueca.

Isto porque alguns estudos [1,2] sugerem que pessoas com baixos níveis de serotonina podem ter crises de enxaqueca mais frequentemente.

No entanto, a relação entre os níveis baixos de serotonina e as crises de enxaqueca ainda é controverso, sendo necessários mais estudos que comprovem essa relação e os benefícios da Griffonia simplicifolia.

6. Ajudar no emagrecimento

Griffonia simplicifolia também pode ser utilizada para combater a obesidade, uma vez que o triptofano é uma substância que pode ajudar a reduzir a ansiedade e a diminuir o apetite por alimentos doces e gordurosos.

Como usar

As partes usadas da Griffonia simplicifolia são suas folhas e sementes para fazer chás e cápsulas.

1. Chá de Griffonia simplicifolia

O chá de Griffonia simplicifolia deve ser preparado com as folhas dessa planta medicinal.

Ingredientes

  • 8 folhas de Griffonia simplicifolia;
  • 1 L de água.

Modo de preparo

Colocar 8 folhas da planta em 1 litro de água fervente e deixar descansar por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.

2. Cápsulas de Griffonia simplicifolia

As cápsulas geralmente contêm 50 mg ou 100 mg de extrato seco de Griffonia simplicifolia.

As doses devem ser indicadas pelo médico ou fitoterapeuta, sendo a posologia recomendada para adultos normalmente é de 1 cápsula de 50 mg, até 2 vezes por dia, de preferência antes das refeições principais, ou 1 cápsula de 100 mg por dia.

A dose máxima diária não deve ultrapassar 120 mg por dia. 

Possíveis efeitos colaterais

Griffonia simplicifolia geralmente é bem tolerada quando usada nas doses recomendadas, por até 6 semanas de tratamento.

No entanto, podem surgir efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor de estômago, diarreia, cansaço excessivo, ansiedade, sonolência ou dor de cabeça.

Por isso o uso da Griffonia simplicifolia só deve ser feito com orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Quem não deve usar

A Griffonia simplicifolia não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que estejam em tratamento com remédios antidepressivos, como fluoxetina ou sertralina, por exemplo.

Além disso, pessoas que usam remédios de uso regular, como analgésicos, antibióticos ou plantas medicinais, como a erva-de-São-João ou valeriana, devem conversar com o médico antes de usar a Griffonia simplicifolia. Isso porque essa planta pode alterar a ação de diversos medicamentos.

Em casos de necessidade de fazer alguma cirurgia, o uso da Griffonia simplicifolia deve ser interrompido duas semanas antes da cirurgia.