Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

5-HTP: o que é, para que serve e como tomar

O 5-HTP, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um tipo de aminoácido que é naturalmente produzido pelo corpo e que é utilizado no processo de produção da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissão dos sinais elétricos entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.

Assim, quando os níveis de 5-HTP estão muito baixos, o organismo não consegue produzir serotonina em quantidade suficiente e isso aumenta o risco de a pessoa acabar desenvolvendo vários tipos de transtornos psicológicos, especialmente ansiedade, depressão ou problemas para dormir, por exemplo.

Dessa forma, a suplementação com 5-HTP tem sido cada vez mais utilizada, como forma de tentar aumentar a produção de serotonina e facilitar o tratamento de alguns transtornos psicológicos mais comuns.

5-HTP: o que é, para que serve e como tomar

Como é produzido o 5-HTP

Após vários estudos, os investigadores descobriram que o 5-HTP também está presente num tipo de planta africana, além do corpo humano. O nome dessa planta é Griffonia simplicifolia e o 5-HTP utilizado para fazer as cápsulas de suplemento, vendidas em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, é retirado das suas sementes.

Para que serve

Ainda não se conhece ao certo todos os efeitos do 5-HTP no corpo, no entanto, vários estudos estão indicando que pode ser útil para ajudar no tratamento de várias condições, como:

1. Depressão

Vários estudos, feitos com doses entre os 150 e 3000 mg de suplementação diária de 5-HTP, comprovam um efeito positivo sobre os sintomas da depressão, que parecem melhorar após 3 ou 4 semanas de tratamento contínuo com este suplemento.

2. Ansiedade

Ainda não existem muitos resultados sobre o uso do 5-HTP para tratar casos de ansiedade, no entanto, algumas investigações afirmam que doses baixas de 50 a 150 mg, por dia, podem ajudar a manter a ansiedade mais controlada.

3. Obesidade

Estudos recentes têm demonstrado que a suplementação regular com 5-HTP pode ajudar pessoas com obesidade ou excesso de peso, já que a substância parece ajudar a regular o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

4. Problemas de sono

Embora existam poucos estudos feitos em humanos, investigações em animais têm mostrado que o 5-HTP pode ajudar a dormir mais facilmente e até ter uma melhor qualidade de sono. Isso possivelmente poderá ser explicado pelo fato de, ao aumentar os níveis de serotonina, o 5-HTP também contribui para uma maior produção de melatonina, o principal hormônio responsável por regular o sono.

5. Fibromialgia

Têm sido feitos vários estudos para tentar entender a relação entre os níveis de 5-HTP no organismo e a dor crônica. A maior parte desses estudos foram feitos em pessoas com fibromialgia, que pareceram ter uma ligeira melhora dos sintomas. No entanto, esses estudos são muito antigos e precisam ser melhor comprovados.

Como tomar 5-HTP

O uso de 5-HTP deve ser sempre orientado por um médico ou outro profissional de saúde com conhecimento em suplementação, já que pode variar de acordo com o problema a tratar, assim como o histórico de saúde da pessoa.

Além disso, não existe uma dose recomendada de ingestão de 5-HTP, sendo que a maior parte dos profissionais aconselha doses entre os 50 e 300 mg por dia, iniciando-se com doses de 25 mg que vão sendo aumentadas gradualmente.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja um suplemento natural, o uso contínuo e mal orientado de 5-HTP pode agravar os sintomas de algumas condições, como déficit de atenção e hiperatividade, depressão, transtorno de ansiedade generalizada ou doença de Parkinson, por exemplo.

Isso acontece porque, enquanto aumenta a produção de serotonina, o 5-HTP também pode reduzir a concentração de outros neurotransmissores importantes.

Outros efeitos mais imediatos podem incluir  náuseas, vômitos e tonturas. Caso surjam, deve-se interromper a suplementação e consultar o médico que está fazendo a orientação.

Quem não deve tomar

Não deve ser usado em casos de insuficiência renal crônica, grávidas e em menores de 18 anos, especialmente se não existir qualquer tipo de orientação médica.

Bibliografia >

  • C., Cangiano et al.. Eating behavior and adherence to dietary prescriptions in obese adult subjects treated with 5-hydroxytryptophan. The American Journal of Clinical Nutrition. Vol.56, n.5. 863-867, 1992
  • B. M., Kious et al.. An Open-Label Pilot Study of Combined Augmentation With Creatine Monohydrate and 5-Hydroxytryptophan for Selective Serotonin Reuptake Inhibitor- or Serotonin-Norepinephrine Reuptake Inhibitor-Resistant Depression in Adult Women. Journal of Clinical Psychopharmacology. Vol.37, n.5. 578-583, 2017
  • K., Shaw; J., Turner; C., Del Mar. Tryptophan and 5-hydroxytryptophan for depression.. Cochrane. Vol.1. 2002
  • W., Shell et al.. A randomized, placebo-controlled trial of an amino acid preparation on timing and quality of sleep. American Journal of Therapeutics. Vol.17, n.2. 133-139, 2010
  • BIRDSALL, T. C.. 5-Hydroxytryptophan: a clinically-effective serotonin precursor. Scientific Review of Alternative Medicine. Vol.3, n.4. 271-280, 1998
  • BURKE, L. K.; HEISLER, L. K.. 5‐Hydroxytryptamine Medications for the Treatment of Obesity. Journal of Neuroendocrinology. Vol.27, n.6. 389-398, 2015
  • HINZ, Marty; STEIN, Alvin; UNCINI, Thomas. 5-HTP efficacy and contraindications. Neuropsychiatric Disease and Treatment. Vol.8. 323-328, 2012
  • MANNI, R.; TOSCANO, G.; TERZAGHI, M.. Therapeutic Symptomatic Strategies in the Parasomnias. Current Treatment Options in Neurology. Vol.7, n.26. 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem