Grávida pode pintar o cabelo?

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
setembro 2022

É seguro pintar o cabelo durante a gravidez, pois estudos mais recentes apontam que, embora muitas tinturas utilizem químicos, eles não estão presentes em grande quantidade e, por isso, não são absorvidos em concentração suficiente para chegar até ao feto e provocar malformações.

No entanto, como a maioria das tintas para cabelo continua contendo algum tipo de químico, caso não se queira conter qualquer risco o melhor é optar por tintas à base de água ou sem amônia.

Assim, a melhor opção é sempre consultar o obstetra antes de usar algum tipo de tinta no cabelo, tanto em casa ou como no salão.

Quando é mais seguro pintar o cabelo

É mais seguro pintar o cabelo após os primeiros 3 meses de gravidez, que corresponde às semanas 1 a 13 da gestação. Isto porque durante o primeiro trimestre ocorre rápida multiplicação das células do embrião e formação dos principais órgãos, sendo considerada a fase mais delicada da gravidez, existindo maior risco de mutações.

Assim, o uso de qualquer tipo de químico forte, mesmo que em contato com a pele, deve ser evitado. Veja todos os cuidados que deve ter no 1º trimestre da gestação.

Muitas grávidas podem sentir a necessidade de pintar o cabelo logo após o primeiro mês de gravidez, pois com a gestação o cabelo tem tendência para crescer mais rápido, mas o ideal é mesmo evitar pintar até depois do primeiro trimestre. 

Qual a melhor cor para pintar o cabelo

O melhor para pintar o cabelo é usar tinturas de cor suave, pois as cores mais vivas geralmente possuem um maior número de químicos para permitir que a tinta agarre no cabelo por mais tempo.

Uma alternativa às tintas mais vivas com químicos é o uso de tinturas naturais, como a tintura de Hena ou a tinta 100% vegetal, por exemplo, que não contêm substâncias químicas. Veja como pintar o cabelo em casa usando chás.

Dicas para pintar o cabelo durante a gravidez

Para pintar o cabelo durante a gravidez, é necessário alguns cuidados como:

  • Pintar o cabelo em um local bem ventilado;
  • Seguir sempre as instruções da embalagem;
  • Usar luvas para aplicar a tintura no cabelo;
  • Deixar a tintura no cabelo durante o tempo mínimo indicado, não a deixando no cabelo mais do que o tempo recomendado;
  • Lavar o couro cabeludo completamente após pintar o cabelo.

Estes cuidados devem ser adotados caso a gestante decida pintar o cabelo em casa ou no salão. Se a grávida continuar preocupada com o uso de tintura de cabelo durante a gravidez, deve consultar o obstetra ou esperar para pintar o cabelo depois do parto.

Veja também: Grávida pode alisar o cabelo?

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • CARO, R.; FAST, J. Pregnancy Myths and Practical Tips. Am Fam Physician. 102. 7; 420-426, 2020
  • COOKE, G. M. Biomonitoring of human fetal exposure to environmental chemicals in early pregnancy. J Toxicol Environ Health B Crit Rev. 17. 4; 205-24, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • ACOG - THE AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. Is it safe to dye my hair during pregnancy?. 2020. Disponível em: <https://www.acog.org/womens-health/experts-and-stories/ask-acog/is-it-safe-to-dye-my-hair-during-pregnancy>. Acesso em 08 set 2022
  • CHUA-GOCHECO Angela, et al.. Safety of hair products during pregnancy. Canadian Family Physician. 54. 10; 1386-1388, 2008
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Hair Treatment During Pregnancy. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/is-it-safe/hair-treatments-during-pregnancy/>. Acesso em 11 dez 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.