Qual o tempo de cura da gonorreia?

“Oi! Meu esposo e eu tomamos o remédio para gonorreia faz 3 dias e ele ainda está sentindo algo saindo e coceira. Pode me dizer quanto tempo leva para curar?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Infectologista perto de você

O tempo de cura da gonorreia em um tratamento bem-sucedido é de 24 a 48 horas a partir do uso do antibiótico. A cura pode ser verificada ao realizar um exame de urina, sêmen ou de uma amostra coletada da uretra (no homem) ou da vagina (na mulher). Os sintomas normalmente desaparecem com o fim da infecção.

No caso de realizar um exame diferente (que investigue a presença de DNA da bactéria), o recomendado é realizá-lo no mínimo 10 dias após o uso do antibiótico. Antes desse prazo, o exame pode dar positivo mesmo quando a infecção já foi eliminada e a pessoa está curada.

O tratamento utilizado para gonorreia normalmente é uma dose única de antibiótico. No entanto, alguns casos de infecção podem não responder ao tratamento — a bactéria pode ser resistente ao antibiótico. Quando isso acontece, é preciso usar outro antibiótico para conseguir se curar. Veja quais são as opções de tratamento da gonorreia.

Em caso de gonorreia deve consultar um infectologista, que irá fazer todos os exames necessários e recomendar a melhor forma de tratamento para evitar complicações.

74% dos leitores acham este conteúdo útil (38 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Qual é o relaxante muscular mais forte?

Veja quais os relaxantes musculares mais fortes que podem ser indicados para dor nas costas, torcicolos ou fibromialgia e saiba quando usar quando um ou quando consultar o médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual exame detecta a dengue?

Existem 3 exames principais para detectar a dengue. Veja quais os exames mais usados, quando são indicados e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Qual é o relaxante muscular mais forte?

Veja quais os relaxantes musculares mais fortes que podem ser indicados para dor nas costas, torcicolos ou fibromialgia e saiba quando usar quando um ou quando consultar o médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual a quantidade normal de plaquetas?

O valor normal da contagem de plaquetas no sangue varia de 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Entenda melhor qual a quantidade normal de plaquetas no sangue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Qual é o risco de ter plaquetas baixas?

O principal risco quando as plaquetas estão muito baixas é a hemorragia. Entenda porque isso pode acontecer, em que casos há um maior risco de sangramentos e o que fazer em caso de plaquetas baixas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual é a temperatura normal do corpo humano?

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC. Entenda melhor qual o intervalo de temperatura considerado normal para o corpo humano, quando pode ser febre, e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para gonorreia: medicamentos e opções caseiras

Tratamento para gonorreia: medicamentos e opções caseiras

O tratamento da gonorreia envolve o uso de antibióticos como a azitromicina ou ceftriaxona para eliminar a bactéria Neisseria gonorrhoeae, sendo importante que o tratamento seja feito de acordo...

Imagem ilustrativa do artigo Qual é o relaxante muscular mais forte?

Qual é o relaxante muscular mais forte?

Alguns relaxantes musculares fortes que podem ser indicados por um ortopedista para dor nas costas, torcicolos ou fibromialgia são:

Imagem ilustrativa do artigo Gonorreia masculina: sintomas, tratamento e cura

Gonorreia masculina: sintomas, tratamento e cura

A gonorreia masculina é caracterizada por inflamação na uretra em que há surgimento de secreção amarelada, semelhante à pus, além de dor e ardor ao urinar. Confira outros sintomas de gonorreia masculina, tratamento e saiba se tem cura.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a gonorreia

Como curar a gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura quando o tratamento com antibióticos é realizado de acordo com a recomendação do médico. Veja como alcançar a cura da gonorreia.

Imagem ilustrativa do artigo Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura)

Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura)

As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como gonorreia, sífilis ou HIV, são transmitidas através do contato sexual desprotegido e podem causar sintomas como coceira, corrimento, dor ou vermelhidão. Conheça as principais IST’s, os sintomas, tratamento e cura.

Imagem ilustrativa do artigo 27 sintomas de gonorreia (feminina, masculina e no bebê) e teste online

27 sintomas de gonorreia (feminina, masculina e no bebê) e teste online

Os principais sintomas de gonorreia são dor ou ardor ao urinar, secreção branco-amarelada pela uretra, vagina ou ânus, dor no abdome, inchaço nos testículos, dor de garganta ou coceira no ânus. Veja os principais sintomas de gonorreia feminina, masculina, na boca, anal ou no bebê e faça nosso teste online de sintomas.

Imagem ilustrativa do artigo DST tem cura?

DST tem cura?

Algumas doenças sexualmente transmissíveis têm cura quando tratada da maneira correta e de acordo com a recomendação médica. Veja quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis e quais as DSTs que têm cura.

Imagem ilustrativa do artigo 10 causas de secura vaginal e o que fazer

10 causas de secura vaginal e o que fazer

A secura vaginal pode surgir devido a alterações hormonais comuns durante a vida da mulher como, amamentação ou menopausa, mas também pode surgir devido a alergias, ansiedade, ou até falta de estimulação durante o contato íntimo. Veja outras causas da secura vaginal e o que fazer.