A glicemia pós-prandial é a medida dos níveis de açúcar no sangue, entre 1 a 2 horas após o início de uma refeição, como café da manhã, almoço ou jantar.
Os valores de glicemia pós-prandial são considerados normais quando estão abaixo de 180 mg/dL para pessoas com diabetes.
Esse exame pode ser feito em laboratório, por meio do exame de sangue, ou em casa, com o uso do glicosímetro, sendo indicado pelo clínico geral ou endocrinologista para monitorar a glicemia em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 ou diabetes gestacional.
Leia também: Glicemia: o que é, como medir e valores de referência tuasaude.com/glicemiaQuando é indicada
A glicemia pós-prandial é indicada pelo médico para acompanhar a glicemia em pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2, ou mulheres com diabetes gestacional, ajudando a reduzir as possíveis complicações desta doença.
Como medir a glicemia pós-prandial
A glicemia pós-prandial é medida através de um exame de sangue, que deve ser feito em laboratório, 2 horas após o início de uma refeição completa, como café da manhã, almoço ou jantar.
A glicemia pós-prandial também pode ser medida em casa, por meio da glicemia capilar, um teste feito com a picada de um dedo com uma agulha, colocando-se uma gota de sangue na fita do aparelho chamado glicosímetro.
Leia também: Glicemia capilar: o que é, como medir e valores de referência tuasaude.com/como-medir-a-glicemiaComo é feito o preparo
O único preparo para a glicemia pós-prandial inclui fazer uma refeição completa, como café da manhã, almoço ou jantar, e anotar o horário que começou.
Em seguida, deve-se ir ao laboratório para fazer o exame de sangue ou realizar o teste em casa, aguardando 2 horas a partir do início da refeição.
Valores de glicemia pós-prandial
Os valores de glicemia pós-prandial devem estar abaixo de 180 mg/dL em crianças e adultos com diabetes.
Já na mulher grávida com diabetes ou diabetes gestacional, a glicemia pós-prandial deve estar abaixo de 140 mg/dL, 1 hora após o início da refeição, e abaixo de 120 mg/dL 2 horas após o início de uma refeição.
Esse exame ajuda controlar a glicemia durante a gravidez, diminuindo o risco de complicações como parto prematuro e aborto espontâneo, por exemplo.
Leia também: Diabetes gestacional: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes-gestacionalGlicemia pós-prandial alta
A glicemia pós-prandial alta é chamada de hiperglicemia pós-prandial, uma condição onde a glicose sanguínea fica muito elevada, podendo ser causada pela redução da secreção da insulina.
A glicemia pós-prandial alta constante está relacionada com um maior risco de doenças cardiovasculares e complicações da diabetes.
Glicemia pós-prandial baixa
A glicemia pós-prandial baixa é uma condição onde os níveis de glicose no sangue ficam muito baixos, cerca de 2 a 5 horas após uma refeição, causando sintomas como tremor, suor excessivo e palpitações.
Conhecida também como hipoglicemia pós-prandial ou hipoglicemia reativa, a glicemia pós-prandial baixa pode ser causada por liberação excessiva de insulina no organismo, devido a refeições ricas em carboidratos.
Leia também: Hipoglicemia reativa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipoglicemia-reativa