Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como medir a Glicemia Capilar para controlar a Diabetes

Para medir a glicemia capilar e saber o nível de açúcar no sangue no momento, deve-se utilizar um aparelho de glicemia específico capaz de avaliar a quantidade de glicose em uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.

Geralmente, é importante medir a glicemia capilar quando se tem diabetes ou pré-diabetes, especialmente antes e após as refeições, para controlar o tipo e a quantidade de alimentos ingeridos, assim como antes de tomar insulina, para regular as doses do remédio.

Além disso, o endocrinologista também pode recomendar que o paciente faça a medição da glicemia capilar em outros momentos, como antes de dormir ou após acordar, para ajudar a adequar corretamente o tratamento.

Como medir a glicemia com aparelho comum

Como medir a Glicemia Capilar para controlar a Diabetes
Como medir a Glicemia Capilar para controlar a Diabetes

Para medir a glicemia com aparelho comum deve-se:

  1. Lavar as mãos e secar corretamente;
  2. Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia;
  3. Espetar o dedo com a agulha do aparelho;
  4. Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste;
  5. Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

Para evitar espetar sempre o mesmo local, deve-se trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar. Os aparelhos de glicemia mais recentes também conseguem medir o açúcar de sangue retirado do braço ou coxa, por exemplo.

Alguns aparelhos de glicemia podem funcionar de forma diferente, sendo, por isso, importante ler as instruções de utilização do fabricante, antes de usar o aparelho.

Como medir a glicemia usando o FreeStyle Libre

Como medir a Glicemia Capilar para controlar a Diabetes

O freestyle libre é um pequeno sensor que deve ser acoplado no braço, que avalia a glicose sanguínea constantemente, durante o dia e a noite. O aparelho mostra a glicemia no exato momento, nas 8 horas anteriores e qual a tendência da sua glicemia nos próximos instantes, sendo uma excelente forma de controlar a diabetes, evitando a hipoglicemia e também a hiperglicemia.

Para saber a glicemia usando o Freestyle basta aproximar o leitor do pequeno aparelho acoplado no braço para que ele faça a leitura, como se fosse um scan, durante alguns segundos. O resultado irá aparecer em instantes.

Valores de referência da glicemia

Após medir a glicemia capilar, é importante comparar o resultado com os valores de referência:

 Glicemia normalGlicemia alteradaDiabetes
Em jejumInferior a 110 mg/dlEntre 110 e 125 mg/dlSuperior a 126 mg/dl
A qualquer hora do dia

Inferior a 200 mg/dl

 Superior a 200 mg/dl

No caso dos recém-nascidos, é difícil que o exame seja realizado em jejum, por isso, é recomendado que os níveis de glicose no sangue do recém-nascido estejam entre 50 e 80 mg/dL.

Caso a pessoa não tenha diabetes, mas o valor de glicemia esteja na coluna da glicemia alterada ou da diabetes, é recomendado que volte a repetir a medição no dia seguinte, e caso o resultado persista, consultar o endocrinologista para que seja feito o diagnóstico conclusivo. Já no caso em que a pessoa tem diabetes e o valor de glicemia se situa na coluna da diabetes, deve consultar o médico para adaptar o tratamento ou tomar insulina de acordo com as doses indicadas pelo médico.

Nos casos em que a glicemia está abaixo de 70 mg/dl, deve-se tomar um copo de suco ou um copo de água com açúcar, por exemplo.

Como baixar os níveis de glicose

Os níveis de glicose podem ser controlados com mudança simples no dia-a-dia, como por exemplo a prática de atividades físicas regulares e uma dieta balanceada pobre em alimentos que contenham muito açúcar. No entanto, caso os níveis de glicose não voltem ao normal, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, que devem ser consumidos conforme recomendação. Veja como diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Veja também:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar