A genciana, também conhecida por gencianela, genciana-amarela e genciana maior, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.
O nome científica da genciana é Gentiana lutea e possui propriedade antidiabética, antiemética, anti-inflamatória, antimicrobiana, digestiva, laxante, tônica e vermífuga.

Para que serve a Genciana
Devido às diversas propriedades da genciana, essa planta medicinal pode ser usada para:
- Ajudar no tratamento de alergias;
- Melhorar a digestão e tratar diarreia;
- Aliviar náuseas e vômitos;
- Aliviar os sintomas de azia e gastrite;
- Auxiliar no tratamento de vermes intestinais;
- Ajudar no tratamento da diabetes;
- Aliviar os sintomas de dor reumática, gota e fraqueza no geral.
Além disso, a substância que confere o sabor amargo da planta, estimula as papilas gustativas e, assim, aumenta o apetite.
Como usar
As partes utilizadas da genciana são suas folhas e raízes para fazer chá, que deve ser tomado antes das refeições. Uma das formas mais simples de consumir a genciana é através do chá. Para isso, basta adicionar 1 colher de chá de raiz de genciana em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais da genciana surgem quando essa planta é consumida em grandes quantidades, podendo haver dor de cabeça, vômitos e desconforto gastrointestinal.
A genciana está contraindicada na gravidez, para paciente hipertensos, com predisposição para dores de cabeça, ou com úlceras no estômago.