Genciana: para que serve e como usar

julho 2019

A genciana, também conhecida por gencianela, genciana-amarela e genciana maior, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

O nome científica da genciana é Gentiana lutea e possui propriedade antidiabética, antiemética, anti-inflamatória, antimicrobiana, digestiva, laxante, tônica e vermífuga.

Para que serve a Genciana

Devido às diversas propriedades da genciana, essa planta medicinal pode ser usada para:

  • Ajudar no tratamento de alergias;
  • Melhorar a digestão e tratar diarreia;
  • Aliviar náuseas e vômitos;
  • Aliviar os sintomas de azia e gastrite;
  • Auxiliar no tratamento de vermes intestinais;
  • Ajudar no tratamento da diabetes;
  • Aliviar os sintomas de dor reumática, gota e fraqueza no geral.

Além disso, a substância que confere o sabor amargo da planta, estimula as papilas gustativas e, assim, aumenta o apetite.

Como usar

As partes utilizadas da genciana são suas folhas e raízes para fazer chá, que deve ser tomado antes das refeições. Uma das formas mais simples de consumir a genciana é através do chá. Para isso, basta adicionar 1 colher de chá de raiz de genciana em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da genciana surgem quando essa planta é consumida em grandes quantidades, podendo haver dor de cabeça, vômitos e desconforto gastrointestinal.

A genciana está contraindicada na gravidez, para paciente hipertensos, com predisposição para dores de cabeça, ou com úlceras no estômago.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em julho de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.