Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o cardo-santo e como usar

O cardo-santo, também conhecida por cardo bento ou cardo bendito, é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos e hepáticos, podendo ser considerado um ótimo remédio caseiro.

O seu nome científico é Carduus benedictus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve o cardo-santo e como usar

Para que serve o cardo-santo

O cardo-santo pode ser utilizado com diversos objetivos, pois possui várias propriedades, como propriedade antisséptica, cicatrizante, adstringente, digestiva, descongestionante, estimulante, tônica, expectorante, diurética e antimicrobiana. Assim, o cardo santo pode ser utilizado para:

  • Auxiliar a digestão;
  • Combater os gases estomacais e intestinais;
  • Melhorar o funcionamento do fígado;
  • Estimular o apetite;
  • Favorecer a cicatrização de feridas;
  • Auxilia no tratamento de infecções, como a gonorreia, por exemplo.

Além disso, o cardo-santo é útil no tratamento de diarreia, veias varicosas, falta de memória, dor de cabeça, gripes e resfriados, inchaços, cistite e cólicas.

Como usar o cardo-santo

As partes utilizadas do cardo-santo são os caules, folhas e flores, podendo ser utilizada para fazer chás, banhos de assento ou compressas, por exemplo.

O chá de cardo-santo deve ser feito colocando 30 gramas da planta em 1 litro de água e deixar ferver por 10 minutos. Em seguida, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 vezes por dia após as refeições. Como a planta possui gosto bastante amargo, pode-se adoçar o chá com um pouco de mel.

A compressa e o banho de assento são feitas da mesma forma e são indicadas para tratar feridas, hemorroidas ou infecções.

Contraindicações do cardo-santo

O uso do cardo-santo deve ser feito, preferencialmente, de acordo com a recomendação do fitoterapeuta e não é indicado para mulheres que estão em período de lactação, grávidas e crianças.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...