Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Gardnerella Mobiluncus e como tratar

A Gardnerella Mobiluncus é um tipo de bactéria que, assim como a Gardnerella​ Vaginallis sp, habita normalmente a região genital feminina da quase todas as mulheres. Entretanto, quando estas bactérias se multiplicam de forma desordenada podem gerar uma infecção chamada vaginose bacterina, que é uma infecção genital que causa corrimento vaginal amarelado e mal cheiroso. Saiba mais sobre essa infecção em Vaginose Bacteriana.

As mulheres podem desenvolver a infecção devido a uma baixa do sistema imune, por exemplo, entretanto essa bactéria é considerada uma DST, já que pode ser transmitida durante o contato íntimo. 

Geralmente a bactéria Gardnerella mobiluncus é visualizada no exame de papanicolau, também conhecido como exame de colpocitologia, que coleta amostras de secreções e do tecido da região vaginal e do colo do útero, que podem demonstrar lesões ou a presença de bactérias sugestivas desta infecção.

O que é Gardnerella Mobiluncus e como tratar

Sintomas sugestivos

Sintomas da Gardnerella Mobiluncus sp na mulher:

  • Corrimento amarelado;
  • Odor de "peixe podre";
  • Coceira na genitália feminina;
  • Dor na relações íntimas.

Sintomas da Gardnerella Mobiluncus sp no homem:

  • Inflamações no prepúcio, glande ou uretra;
  • Dor ao urinar;
  • Coceira;
  • Secreção amarelada.

Contudo, é importante lembrar que alguns indivíduos podem ser portadores da bactéria, e não apresentarem sintomas.

A confirmação da infecção é feita pelo exame de papanicolau, que irá identificar a presença de bactérias nas amostras do exame, geralmente, descritos como "bacilos supracitoplasmáticos sugestivos de Gardnerella mobiluncus".

Como tratar

O tratamento para a infecção causada por Gardnerella Mobiluncus​ é feito com a toma de antibióticos, como Metronidazol, em forma de comprimidos, em dose única ou durante 7 dias consecutivos, ou em forma de creme vaginal durante cerca de 5 dias. Saiba mais sobre as opções de tratamento com remédios e natural em tratamento para vaginose bacteriana

Como se pega 

A infecção pela Gardnerella Mobiluncus pode ser causada por situações como queda do sistema imune, uso de medicamentos imunossupressores, estresse, ter múltiplos parceiros e má higiene íntima, como o uso indevido de duchas vaginais.

A Gardnerella Mobiluncus pode ser transmitida através das relações sexuais sem preservativo com indivíduo contaminado, sendo esta a principal forma do homem ser contaminado.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...